Unifesspa expande data center e se prepara para implantar processo eletrônico

• Publicado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 09h51
  • Última atualização em Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 16h57

Prot 0131Modernizar as atividades administrativas, facilitar o acesso à informação aos cidadãos, promover sustentabilidade e economicidade. Esses são alguns dos benefícios que a Universidade Federal do Sul e Sudeste Pará (Unifesspa) terá ao implantar o processo eletrônico no âmbito da gestão de processos e documentos da instituição.

A viabilidade desse novo sistema acontece graças à uma ação conjunta com Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unifesspa. Para possibilitar sua implantação, foi necessário a expansão do centro de processamento de dados (Data Center), local de armazenamento e processamento de dados em larga escala.

A Instrução Normativa que disciplina a implantação e o funcionamento do novo sistema foi publicada no último dia 05 de fevereiro. A implantação será feita de forma gradativa, para um melhor acompanhamento e adaptação dos usuários. A meta é que se tenha a abertura, acompanhamento e acesso a todos os processos administrativos na íntegra em meio digital até o final de maio.

Segundo a coordenadora geral do Arquivo Central da Unifesspa, Josiene da Silva Queiroz Campos, além da economia de recursos, o sistema trará mais autonomia e agilidade. “Com a nova ferramenta as demais unidades da instituição poderão autuar os seus respectivos processos de forma descentralizada, agilizando os fluxos e a tomada de decisão”, afirmou.

Implantação

O cronograma de implantação está dividido em três fases com liberações graduais, no SIPAC, ao modulo protocolo. Em cada fase um grupo de setores receberá capacitação para utilizar o sistema. A implantação de forma gradativa traz mais segurança e tempo de adaptação ao usuário.

Na primeira e segunda fase o sistema de protocolo da Unifesspa será parcialmente centralizado e apenas na 03 fase de implantação o protocolo será totalmente descentralizado o que significa que cada setor poderá e terá capacidade de autuar seus próprios processos.

Prot 0139Serão disponibilizadas três turmas de capacitações em períodos diferentes e foi criado uma equipe de apoio ao processo eletrônico. Essa equipe estará sempre à disposição para auxiliar o usuário quanto aos procedimentos de autuação do processo eletrônico.

Data Center

O Data Center constitui-se por uma infraestrutura de tecnologia da informação para armazenamento e processamento de informação. A capacidade atual em volume de armazenamento da instituição terá uma expansão de 160%.

Além da implantação do processo digital, a expansão do Data Center visa ampliar as ações de educação a distância e performance nos sistemas institucionais (SIGAA, SIPAC, dentre outros), sob os cuidados do CTIC.

A Universidade ainda terá como benefícios: está a expansão dos serviços de TIC; modernização dos equipamentos do Data Center por meio de solução em Hiperconvergência; e a garantia do novo equipamento adquirido.

De acordo com o diretor do CTIC, Vitor de Souza Castro, a aquisição da solução de hiperconvergência possibilitará a ampliação dos serviços digitais que a Unifesspa oferta aos seus usuários. “Essa expansão também permitirá apoio tecnológico aos projetos que estão vinculados ao Laboratório de Computação Científica da Unifesspa”, disse.