Andifes aprova filiação da Unifesspa

Unifesspa e UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) são as duas novas integrantes dos quadros de filiados da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Ao todo, a Andifes congrega 67 instituições  que são os principais polos de educação superior pública federal e referências na produção de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

• Publicado: Sexta, 27 de Março de 2015, 10h25
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) aprovou a filiação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no último dia 25, durante reunião do Conselho Pleno. Da reunião do Conselho Pleno da Andifes participaram o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, a Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Nilma Gomes, e o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Claudio Costa

Junto com a Unifesspa também teve o pedido de aprovação de filiação a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que integram agora o grupo de 65 Universidades Federais que compõe a Andifes. No encontro do colegiado também foram reunidas as comissões temáticas da Associação e discutido sobre planejamento orçamentário. Foram dois dias de reunião com pautas internas e com agenda com os dois novos ministros e com secretário do MEC.

Unifesspa

A Unifesspa foi criada em 2013, como universidade multicampi, sendo constituída pelo Campus de Marabá (sede) e os Campi de Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Parte do seu trabalho pode ser acompanhado em: www.unifesspa.edu.br

A UFSB também foi criada em 2013 e é estruturada em três campi, Campus Jorge Amado, em Itabuna (sede), Sosígenes Costa, em Porto Seguro e Paulo Freire, em Teixeira de Freitas. www.ufsb.edu.br

Ao total a Andifes é composta por 65 Universidades Federais e mais dois Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET´s/ RJ e MG). As 67 instituições são os principais polos de educação superior pública federal e referências na produção de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação no Brasil. A Associação trabalha em defesa, pela valorização e crescimento das Universidades Federais, atuando como interlocutora com o Governo Federal, Congresso Nacional e todas entidades de classe.

ANDIFES
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, criada em 23 de maio de 1989, é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.

São 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), 2 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) e 58 universidades federais – localizadas em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. Estas 62 universidades federais vivem hoje um importante processo de expansão. Em muitas regiões correspondem à única opção de ensino superior e cumprem, em todas, um relevante papel de indução do desenvolvimento econômico, social e cultural.

Nas universidades federais, estudam cerca de um milhão de alunos de graduação e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, e também alunos de ensino fundamental e médio nos colégios de aplicação, escolas técnicas e agrícolas.

Nossas instituições, além da formação de profissionais qualificados, produzem pesquisas e desenvolvem tecnologias que sustentam o crescimento do país e auxiliam de forma decisiva a superação das desigualdades regionais.

Destacamos também que nossos 45 hospitais universitários formam a maior rede pública brasileira de saúde, que procede ao atendimento gratuito e com qualidade de mais de 5.278.000 brasileiros por ano, realizando inclusive mais de 260.000 cirurgias anuais.

Com informações da Assessoria de Comunicação da ANDIFES.