Em outubro: Unifesspa vai sediar workshop sobre redação de patentes

• Publicado: Sexta, 18 de Janeiro de 2019, 15h06
  • Última atualização em Sexta, 18 de Janeiro de 2019, 15h50

lamp2

Em uma iniciativa inédita, instituições brasileiras de ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação apoiarão a realização de oficinas gratuitas sobre redação de patentes em todo o país. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) é uma delas e sediará, em Marabá, as oficinas nos dias 17 e 18 de outubro de 2019.

Sob o título “Workshop Redação de Patentes, Além dos Guias”, cada edição terá dois dias de duração. O programa conterá uma introdução sobre patentes e outros mecanismos de apropriação intelectual, passará pela revisão de guias e diretrizes e terminará com atividades “mão na massa” envolvendo busca, interpretação e redação de patentes.

Complementarmente serão realizadas oficinas práticas de busca de informações e mapeamento de tecnologias, com base em dados publicados em patentes e outras fontes. De acrodo com a organização, serão realizadas 75 edições, cobrindo todas as unidades federativas do Brasil, ao longo de 2019.

Pesquisadores, inventores, empreendedores e, principalmente, professores e profissionais dedicados ao compartilhamento de conhecimentos são o público alvo do evento. Não por acaso, as sedes foram definidas preferencialmente em universidades e institutos de pesquisa. As inscrições são gratuitas, limitadas ao número de vagas, e podem ser feitas no site.

O coordenador do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit/Unifesspa), Franco Jefferds dos Santos Silva, explica que a inovação é um processo que pode melhorar a vida de todos. "Talvez por isso seja tão importante a presença ostensiva das pessoas - capacitadas e engajadas - no processo de inovação". Ainda segundo Jefferds, o workshop contribuirá ao trazer conhecimentos sobre como executar a inovação e como obter o melhor resultado para quem inova e para a sociedade", disse.