30 vagas: Inscrições para seleção de bolsistas do cursinho Emancipa inicia nesta quinta-feira

• Publicado: Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 16h21
  • Última atualização em Segunda, 28 de Janeiro de 2019, 15h18

emancipa

Inicia nesta terça-feira (15) as inscrições do processo seletivo que visa a contratação de bolsistas para atuarem como educadores no projeto Cursinho Popular Emancipa: Movimento de Educação Popular. A iniciativa é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Serão ofertadas 30 bolsas de extensão para a edição 2019, que traz uma novidade: agora é multicampi. Cada instituto fora de sede (IEA, IEX, IETU, ICSA) receberá 5 vagas e Marabá terá 10. A seleção dos candidatos à bolsa de extensão será feita a partir da ficha de inscrição e documentação exigida no edital.

Podem participar da seleção estudantes de graduação da Unifesspa regularmente matriculados em cursos do respectivo campus onde pretendem atuar e que atendam aos demais critérios estabelecidos no edital.

Para se inscrever, os interessados devem procurar as secretarias dos respectivos campus. Em Marabá, elas serão realizadas na sala da Proex, localizada na Unidade III. O prazo final para inscrições termina no dia 8 de fevereiro.

Segundo coordenador do projeto, professor Rigler Aragão, a edição 2019 inova ao estender suas atividades para os campi fora de sede. “A Unifesspa poderá potencializar a democratização do acesso da juventude por meio da educação popular. É um trabalho de desmistificação da Universidade como distante da realidade dos jovens e contribui para que ela seja vista como um espaço coletivo e de transformação social”, concluiu Rigler.

Gabriel Oliveira, estudante do curso de Licenciatura em Matemática, foi educador no Emancipa em 2018 e destaca sua experiência com o projeto. “Tem sido melhor do que eu imaginei. Tem uma interação divertida, agregadora, os alunos são participativos. Além de fazer o estudante entender seu cotidiano, o meio em que vive, como pode mudar, se relacionar com o mundo e com as pessoas ao redor”, disse Gabriel.

Histórico

O Cursinho Popular Emancipa existe na Unifesspa desde 2012. Já atendeu 1,5 mil alunos e teve mais de 300 candidatos aprovados em processos seletivos de universidades públicas e privadas. Surgiu por meio da Rede Emancipa, um movimento social de educação popular no Brasil desde 2007, que oferece cursinhos pré-vestibulares gratuitos especialmente a estudantes de escola pública.

O Emancipa está presente em mais de 19 cidades, 7 estados de todas as 5 regiões do País, e atende cerca de 5 mil estudantes. A iniciativa de integrar a Rede faz parte do conjunto de ações afirmativas da Unifesspa e da Proex, visando contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior e para o exercício crítico da cidadania.