Professores do Poslet coordenam dossiê temático publicado em revista acadêmica internacional

• Publicado: Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 09h48
  • Última atualização em Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 10h02

ELETRAS cover issue

Os professores do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras (Polest) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Fabio Mario da Silva (IEX) e Dirlenvalder do Nascimento Loyolla (ILLA), coordenaram a confecção do Dossiê Temático “Pensamento do Fora & Poéticas de Resistência”, publicado no primeiro número do periódico e-Letras com Vida – Revista de Humanidades e Artes do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A revista e-Letras com Vida propõe-se a apresentar uma diversidade de pontos de vista no que tange a aspectos artísticos e filosóficos, incluindo textos de investigação e de leituras críticas que lidam com a questão dos países de língua oficial portuguesa no contexto global.

O periódico quer juntar-se ao plano das edições que reúnem pensadores de todo o mundo com vista a responder à atual necessidade de reunião de ideias entre um cá e um lá, que muitas vezes se encontram num aqui presente, que, globalizado, precisa desafiar fronteiras e ultrapassar muros, ou pular cercas vigiadas por milícias.

Segundo os coordenadores do dossiê, ao tratar do  pensamento do fora ocorre uma apropriação de um termo cuja discussão partiu do âmbito da Filosofia e da Literatura para o das Ciências Sociais. Essa noção tem suas origens no pensamento de Maurice Blanchot, bem como seu desenvolvimento nos estudos de Michel Foucault e Gilles Deleuze.

“Por pensamento do fora, nesse contexto, queremos entender o discurso através do qual manifesta-se uma dimensão de enfrentamento ao Poder instaurado (a Lei, a Norma, o Governo, a Tradição, a Direita, o Discurso da Maioria). Vale dizer, citando Deleuze, que o pensamento do fora pode ser visto como um pensamento de resistência", destacaram os professores.

A edição nº 1 da revista e-Letras com Vida foi lançada oficialmente no último dia 17 e pode ser acessada através do seguinte endereço eletrônico: www.e-lcv.online.