Estudantes da Unifesspa iniciam organização de atléticas

• Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 17h20
  • Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 17h22

Reunião Atlética 1Os estudantes da Unifesspa participaram de reuniões com a Administração Superior para apresentar o planejamento de organização de atléticas na universidade. A atitude foi aplaudida pela Reitoria e pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) que ofereceu suporte e apoio ao projeto.

O estudante de Engenharia Mecânica Arlan dos Santos representou o grupo de estudantes que, junto ao Diretório Central de Estudantes (DCE) apresentaram como principal objetivo da proposta, para além da organização das atléticas, a possibilidade de uma melhor integração entre os estudantes.

As Associações Atléticas Acadêmicas foram instituídas pelo Decreto-Lei n° 3.617/1941 que estabeleceu as bases de organização dos desportos universitários e formaram a Confederação dos Desportos Universitários. Constituídas por alunos, o objetivo é a prática de desportos e a realização de competições esportivas.

“Sentimos falta de um relacionamento melhor entre os estudantes. Eu sou da área de exatas e, por isso, acabo conhecendo mais os estudantes dessa área. As Atléticas têm justamente esse objetivo: integrar os estudantes por meio de práticas esportivas, de lazer e de ações sociais. Queremos que, sem a vinculação a um curso específico, consigamos integrar os estudantes pelos estudantes”, destacou Arlan dos Santos.Reunião Atlética 2

Para contribuir com a organização das atléticas, a Proex firmou o compromisso com a revisão da minuta que norteará a formação da Atlética Geral da Unifesspa e da normativa de criação e regularização das Atléticas já existentes. “Nosso papel é fomentar a prática esportiva como ferramenta de integração e de formação dos estudantes. Isso facilitará não só o desenvolvimento de atividades esportivas, como os Jogos Unifesspa e as demais competições dentro e fora do Estado, mas contribuirá com a integração estudantil, nosso maior objetivo”, disse professor Fábio Araújo, diretor de Assistência e Integração Estudantil na Proex.

O jovem Arlan dos Santos e o grupo de estudantes que tem pleiteado essa unificação das atléticas ainda estão em diálogo com as associações já existentes ou em formação na Unifesspa. “Inspirados na Atlética Mustang da Universidade Federal do Pará (UFPA), queremos reforçar que nosso objetivo na Unifesspa deve ser mais que nos formar, mas considerar a prática esportiva e as ações sociais como parte do processo. Essa organização das Atléticas não pretende ser vinculada a um curso e sim criar um espaço para que, inclusive, surjam novas associações”, disse o estudante.