Reflexões e perspectivas sobre o ensino básico marcam encontro do Parfor

• Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 21h25
  • Última atualização em Quinta, 22 de Novembro de 2018, 12h31

DSC 0234“Fui surpreendida quando surgiu essa oportunidade de fazer uma faculdade”. Esse foi o sentimento que a professora Leila Gomes vivenciou ao conhecer o Programa de Formação de Professores (Parfor). Educadora das séries iniciais de uma escola pública da cidade de Santana do Araguaia, Leila é umas das 150 participantes do “I Encontro de Professores do Parfor” da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que teve início hoje (21), no auditório da unidade I, em Marabá.

O encontro tem por finalidade possibilitar o compartilhamento de experiências e reflexões sobre a formação inicial de professores, promovendo diálogos sobre os caminhos trilhados no âmbito da educação básica, os desafios desse processo e os avanços do Parfor, programa que visa o aperfeiçoamento de professores da educação pública básica, que não possuem formação específica nas áreas em que atuam.

Há seis anos lecionando, a professora Leila resolveu voltar aos estudos ao ingressar, em 2016, na turma de Letras, ofertada pelo Parfor. Ela confessa que no início teve receio desse desafio. No entanto, hoje considera que participar do programa foi uma decisão para lá de acertada. Prestes a concluir a graduação, ela diz, sorridente, que agora cursar um mestrado não está fora de cogitação.

A também professora e aluna do Parfor/Letras, Sueli Vieira, experimenta, após 16 anos de trabalho com alfabetização, uma nova etapa em sua carreira. “O curso está me proporcionando vasta troca de experiências e o estágio proporcionado pelo Pibid me faz vivenciar outro nível de ensino, outras realidades”. Sueli estava ansiosa para apresentar o relato de experiência que iria fazer durante o evento. Nele, falaria do projeto, desenvolvido no município de Santana do Araguaia, que propunha uma intervenção literária em diversas escolas da cidade. Mais de 300 alunos participaram da proposta, segundo a professora.

DSC 0130O reitor da Unifesspa, professor Maurílio de Abreu Monteiro, participou da cerimônia de abertura. Ao desejar boas-vindas aos participantes, ele ressaltou a importância do Parfor, seus impactos positivos na sociedade e o papel da Universidade como promotora do programa.

Em sua fala, Monteiro defendeu condições de ensino semelhantes para todos, a formação de uma nação integrada pelo acesso à cidadania e pontuou a importância das licenciaturas no contexto da promoção e inclusão no ensino superior. “Não existe a possibilidade das camadas sociais menos favorecidas entrarem na universidade sem o letramento em português e matemática”, afirmou o reitor.

Para a coordenadora geral do Parfor na Unifesspa, Sheila Maysa da Cunha Gordo, o programa vem obtendo significativos avanços desde a criação da Unifesspa e incorporação de antigas turmas da UFPA. “Essa proximidade faz com que a gente conheça e atenda às realidades do nosso público, contribuindo assim para que a prática da docência desses profissionais se aperfeiçoe cada vez mais”, disse.

Solenidade de abertura

Participaram da mesa de abertura do evento, o magnífico reitor da Unifesspa, professor Maurílio de Abreu Monteiro, a coordenadora geral do Parfor/Unifesspa, Sheila Maysa da Cunha Gordo, a vice-diretora da Faculdade de Ciências da Educação (Faced), Terezinha Cavalcanti, a professora do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), Maria Christina Cervera, o diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Janailson Macêdo Luiz, o diretor da Faculdade de Matemática (Femat), Narciso das Neves Soares, e representando a pró-reitoria de Ensino (Proeg), Thaísa Teixeira.