Reconhecimento: Curso de Psicologia da Unifesspa obtém nota 4 na avaliação do MEC

• Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 11h26
  • Última atualização em Quarta, 21 de Novembro de 2018, 11h48

Destaque Psicologia 2018 21 11 No período de 11 a 14 de novembro, o curso de Psicologia da Universidade Federal do Sul e  Sudeste do Pará recebeu a visita de avaliadores do Ministério da Educação (MEC), para o reconhecimento do curso que está no seu quarto ano de funcionamento. Na ocasião, os avaliadores analisaram diversos aspectos relacionados a três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Desta avaliação o curso recebeu o conceito 4, considerado muito bom, haja vista que a escala vai de 1 a 5.

A nota reflete um criterioso processo de avaliação realizado por dois avaliadores do MEC após análise documental, reunião com gestores, coordenadora do curso, estudantes e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), além de visitas às instalações físicas da Unifesspa e Núcleos de Atividades Práticas."A qualidade do nosso curso é tecida dia-a-dia pelo trabalho coletivo de professores(as), gestores(as) e alunos(as) comprometidos(as) com a produção de conhecimento e a intervenção social conectadas com as demandas da nossa população, aspecto que inclusive foi bastante destacado no relatório final de avaliação", argumentou a coordenadora do curso Lúcia Cristina Cavalcante.

A coordenadora disse ainda que “a avaliação externa é sempre um momento de reflexão sobre as escolhas e as práticas desenvolvidas no processo de formação de um curso superior. Encarada assim, uma avaliação que atribui a nota 4 torna-se ainda mais significativa, se pensarmos que somos o primeiro curso de Psicologia da região e representamos a realização de um sonho antigo do nosso povo do Sul e Sudeste do Pará. A consciência do papel decisivo que a Psicologia, como ciência e profissão, tem para a saúde e o desenvolvimento da nossa região, está em cada ação desenvolvida por alunos, professores e gestores do nosso curso”.Psicologia 3

Sobre o futuro e perspectivas, Cavalcante ressaltou que a comunidade acadêmica da Psicologia está em um momento muito especial, fortalecendo parcerias com outras Universidades, dentro e fora do país, e com entidades da sociedade civil organizada em diversas áreas, tais como trabalho, infância e adolescência, neurociências e saúde.

O objetivo do Curso de Graduação em Psicologia é formar um profissional cidadão com visão humanitária, consciente de sua responsabilidade social, com competência técnico-científica na sua área, voltado para o bem da sociedade, com perfil para atuação nas diversas áreas da Psicologia (Formação de Psicólogo). O perfil desejado do egresso do Curso de Graduação em Psicologia na Unifesspa é de um profissional com formação pluralista e generalista, preparado para atuação multiprofissional pela formação interdisciplinar com enfoque crítico, científico e reflexivo visando à promoção da saúde nos seus mais diversos aspectos.

Ao concluir o curso, o psicólogo formado na Unifesspa poderá atuar em clínicas, consultórios particulares, escolas, empresas, instituições públicas e privadas, hospitais geral e psiquiátrico, postos de saúde, organizações, esporte, comunidade, área jurídica, bem como no ensino e na pesquisa.