Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Lainc: Divulgados os resultados do Índice de Preço ao Consumidor do mês de outubro em Marabá

  • Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 17h01
  • Última atualização em Segunda, 19 de Novembro de 2018, 17h02
  • Acessos: 1965

Destaque Inflação OutubroO Índice de Preço ao Consumidor de Marabá é um indicador da evolução do custo de vida das famílias dentro do padrão de vida e do comportamento racional de consumo. A Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Face/Unifesspa) em parceria com a Fundação Amazônica de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) divulgam, por meio do Laboratório de Inflação e Custo de Vida de Marabá (Lainc/MBA), o Índice de Preços ao Consumidor, das famílias com rendimentos entre 1 a 5 salários mínimos da cidade de Marabá (IPC/MBA).

Inflação é um processo pelo qual ocorre aumento generalizado nos preços dos bens e serviços, provocando perda do valor monetário fazendo com que o dinheiro valha cada vez menos, sendo necessária uma quantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos.

O Lainc registrou para o mês de outubro de 2018 uma inflação de 0,59%, sendo superior a do mês de setembro (0,34%). Os grupos que tiveram maior participação na variação do índice, com base nos hábitos de consumo da cidade de Marabá, foram: Alimentação e Bebidas (0,14%), habitação (0,21%), transporte (0,04%) e Vestuário (0,29%). Juntos, estes grupos correspondem a 0,68 pontos percentuais da inflação geral do mês.

No grupo de Alimentação e Bebidas, os itens tomate (11,83%) e cebola (14,03%) puxaram o índice para cima. Um dos fatores que pode explicar esse aumento foi a baixa oferta desses produtos por conta do inverno que afetou as colheitas no sul do Brasil, principal região produtora do país. Em Habitação, a energia elétrica teve um aumento de 2,18%, refletindo a bandeira vermelha patamar 2 acionada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel); outro item que pressionou o resultado positivo do IPC, foi o gás de botijão (1,56%).

No grupo de Transporte o destaque vai para o aumento da passagem aérea (3,76%) tendo em vista o período de férias que se aproxima; e a renovação da frota de automóvel de passeio nacional que também pressionou este grupo (13,03%). No grupo de Vestuário os itens que tiveram maior peso foram roupas masculinas (2,66%), feminina (1,99%) e infantil (12,59%).

A evolução do Índice de Preço ao Consumidor do ano de 2018 se inicia em um patamar de 0,32% finalizando no mês de outubro com um resultado de 0,59%. Na média, a variação no nível geral de preços para este recorte foi de 0,43%, e o acumulado do ano foi de 4,37%.

Fim do conteúdo da página