II Semana de Engenharia Química discutirá a ampliação de conhecimentos e oportunidades

• Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2018, 14h52
  • Última atualização em Quinta, 08 de Novembro de 2018, 14h56

Destaque SEQA II Semana de Engenharia Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) será realizada no período de 27 a 30 de novembro e tem como tema: “Ampliando conhecimentos e oportunidades”.

O evento tem o intuito de integrar os alunos as diversas áreas o qual um engenheiro pode atuar, a II edição da Semana Acadêmica de Engenharia Química da Unifesspa, apresentará profissionais de diversas áreas para disseminar conhecimentos para todos seus participantes.

Na II Seq, o minicurso “Catálise Heterogênea e suas aplicações” será ministrado pela Prof.ª Dr.ª Gicélia Rodrigues, graduada, mestre e doutora em Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento e tratamento de minerais industriais, catalisadores mesoporosos, biodiesel, catálise ambiental e energias renováveis.

O minicurso Introdução ao LaTeX será ofertado também durante a II Seq e é um conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX, utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica. Também é utilizado para produção de cartas pessoais, artigos e livros sobre assuntos diversos". O minicurso será ministrado pelo Prof. Dr. Cláudio Basquerotto, graduado em Tecnologia em Biocombustíveis e em Engenharia da Computação, mestre e doutor em Engenharia Mecânica.

Na II SEQ, o engenheiro Tobias Cabral, ministrará palestra sobre “O engenheiro químico e os desafios na indústria da mineração”. Ele possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: secagem de alimentos, modelagem e simulação, congresso científico, trabalhos de pesquisa e encontro científico. Atuou na área de Gerenciamento de Resíduos em uma empresa de bebidas e, atualmente, trabalha como engenheiro de Processos de uma Usina Hidrometalúrgica em uma Mineradora.

Já as vagas do minicurso de produção de cosméticos estão esgotadas.

As inscrições para a II Semana de Engenharia Química estão abertas e podem ser feitas através do link: goo.gl/forms/LDxxC9PdoQV1Uu532. O valor da inscrição será de R$ 25 reais, podendo ser pago a qualquer um dos membros da comissão com dinheiro ou cartão de débito ou crédito. Para cartão de crédito e débito será cobrado R$ 1 real a mais, devido as tarifas da maquininha.

O pagamento será recebido na sala das EJs na Unidade II da Unifesspa, até a data do evento nos horários de 9h, 12h, 14h e 17 horas.

Cada participante tem direito a 2 minicursos, um em cada dia. O preenchimento das vagas nos minicursos de escolha será realizado mediante pagamento da inscrição.