Colações de Grau do ICH celebram a inclusão e a conquista dos formandos

• Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 19h26
  • Última atualização em Quinta, 22 de Novembro de 2018, 16h36

ColocaoDestaque2Professores, familiares e amigos reuniram-se na última quarta (31) e quinta-feira (01) para acompanhar as cerimônias de Colação de Grau dos formandos do Instituto de Ciências Humanas (ICH), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). As solenidades ocorreram no auditório da Unidade I, em Marabá, e marcaram a celebração dessa conquista na vida dos novos profissionais.

Celebração que o casal Kwyipykitire Junere e Jans Waritana Karaja vivenciou de maneira ainda mais especial. Ambos eram formandos: ele da turma de Bacharelado e Licenciatura em Geografia e ela de Pedagogia. Kwyipykitire e Jans puderam assistir, um ao outro, a consagração dessa jornada que nem sempre foi fácil, mas que com amor e companheirismo pôde ter um final feliz.

Felicidade que Jans não fez questão de esconder. “A gente caminhou junto e é muito gratificante poder dizer que contribuí com a formação dela e ela com a minha”. O casal mora na aldeia Gavião-Kyikatêjê, localizada no município de Bom Jesus do Tocantins. Com aproximadamente 400 pessoas habitantes, a aldeia tem como língua oficial o Timbira.

Beneficiários das políticas afirmativas da universidade, o casal falou sobre os desafios da integração do indígena à sociedade. “Muitas pessoas acreditam que o índio não tem capacidade de entrar da universidade, nem de sair. Eu acreditei em mim e hoje comemoro esse sucesso”, afirmou Jans. Ambos compartilham também as expectativas de contribuir com a comunidade onde vivem. Atualmente eles são professores da escola da aldeia. “Na cidade pude ver as diferenças no ensino, nas questões de comportamento e na vivência com os colegas”, revela Kwyipykitire.

ColacaoDestaquePara o diretor do ICH, Janailson Macedo, esse ritual de passagem consolida a atuação da Universidade no sentido provocar modificações na realidade em que está inserida, promovendo o desenvolvimento da região. O professor frisou ainda a importância do ensino gratuito e de qualidade, e desejou sucesso aos novos profissionais que o mercado recebe.

Formandos

Na quarta-feira, 25 formandos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Educação do Campo obtiveram a outorga de grau. A mesa de honra foi presidida pelo diretor do ICH, Janailson Macedo. Também participaram da cerimônia, o diretor adjunto do ICH, professor Marcelo Gaudêncio Brito Pureza, o vice-diretor da Fecampo, professor Rodrigo de Almeida Muniz e o diretor da Faculdade de Geografia, professor Marcus Vinicius de Sousa.

Já na quinta-feira, foi a vez de 12 formandos receberem o grau que lhes conferiu o título de Licenciados em Pedagogia e de Bacharéis e Licenciados em Ciências Sociais. Participaram da colação, a representante da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia Tocantins, professora Célia Regina Congilio e a vice-diretora da Faculdade de Educação, professora Terezinha Cavalcante Feitosa. Representando o reitor, a solenidade foi presidida pelo professor Janailson Macedo.