Evento vai destacar a importância dos museus para a sociedade

• Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 15h31
  • Última atualização em Sábado, 10 de Novembro de 2018, 05h10

Destaque um brinde ao Museu“Um brinde ao Museu – Dia Mundial da Ciência pela paz e desenvolvimento” é o tema do evento que vai destacar a importância dos museus para a sociedade. O evento será realizado no próximo dia 10 de novembro, às 18h, no Auditório da Unidade I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

O incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, na noite de 02 de setembro, sensibilizou o Brasil e o mundo e, mais do que nunca, é importante que se discuta a importância desses espaços.

Preservar a história e a memória do ser humano sempre foi um grande desafio. Nesse contexto, os museus exercem um significado extremamente relevante. Muitos pensam que eles são apenas um caminho em direção ao passado, quando na verdade são muito mais que isso. É um lugar de conexão entre passado, presente e futuro, pois olhar o passado é conhecer o que foi feito para aprimorar mecanismos que podem influenciar o presente, para que novos conhecimentos e técnicas sejam disponibilizadas para a sustentabilidade das futuras gerações.

Museus são locais de guarda, pesquisa e exposição do patrimônio histórico-cultural do país e ambientes de intensa pesquisa e produção de conhecimento.

“Um brinde ao Museu” é organizado pelo Programa BioCiência: removendo barreiras entre universidade e sociedade, Unifesspa e a Fundação Casa da Cultura de Marabá.

A equipe do Pint of Science, o maior evento de divulgação científica do mundo, juntamente com a Casa da Cultura de Marabá e a Unifesspa fará um evento em homenagem ao Museu Nacional do Rio de Janeiro. Serão conversas descontraídas e, ao final, um coquetel com os participantes.Museu do RJ

Confira a Programação:

O que são museus? Qual sua importância para a ciência e para a sociedade - Prof. Dr. Danilo Oliveira (Iesb/Unifesspa);

O Museu Nacional do Rio de Janeiro - Prof. Dr. Paulo Nogueira (Iesb/Unifesspa)

A Casa da Cultura de Marabá - Vanda Gomes e Marlon Prado (Casa da Cultura)

O evento é gratuito e haverá certificado de participação. Haverá ainda um coquetel de encerramento.

Mais informações, podem ser obtidas com a equipe organizadora através dos seguintes e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo fone: (94) 98149086.