Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa vai ofertar Mestrado em História em 2019

  • Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 11h36
  • Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 14h15
  • Acessos: 1732

MestradoHistóriaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai ofertar, em 2019, o curso de Mestrado em História. A proposta foi aprovada junto ao Ministério da Educação (MEC) e a Unifesspa passa a ser a primeira instituição de ensino superior no sul e sudeste do Pará a oferecer um mestrado na área e a quarta na região Norte.

O mestrado em História da Unifesspa terá área de concentração em História e Cultura na Amazônia, permitindo a construção de conhecimentos no campo da ciência histórica acerca da chamada Amazônia brasileira, problematizando-a em diferentes perspectivas e abordagens temáticas.

As pesquisas contribuirão para compreender a dinâmica das relações de poder, dos conflitos em torno de interesses de ordenamento social e de domínio territorial envolvendo, notadamente, redes do grande capital (agronegócio, mineração, hidronegócio) e diferentes grupos sociais (camponeses,indígenas, extrativistas, quilombolas e segmentos diversos de trabalhadores rurais e urbanos etc.).

O curso de mestrado será coordenado pelo Prof. Dr. Erinaldo Cavalcanti e será ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPG-História). Serão oferecidas 10 vagas por seleção, distribuídas nas seguintes linhas de Pesquisa: "Cultura, memória e relações de poder" e "Ensino de história, narrativas e documentos".

Segundo o coordenador do curso, o mestrado vai potencializar a formação qualificada de professores de História na região. "O curso chega num momento muito importante e singular. Ele vem para diminuir as assimetrias que existem entre as regiões que ofertam curso de pós-graduação em História. Durante anos, em toda a região Norte, só existiam dois programas de pós-graduação na área. Portanto, é de grande relevância e será fundamental para continuar a ofertar formação profissional de alta qualidade para professores e/ou historiadores formados na região. Estamos muito felizes com essa grande conquista", comemorou o coordenador Erinaldo Cavalcanti.

A previsão é que o edital para seleção seja lançado no primeiro semestre de 2019, com início das aulas no segundo semestre. Poderão participar da seleção profissionais formados em História e áreas afins como Ciências Sociais, Geografia, Pedagogia, Filosofia, Letras, Antropologia e Educação do Campo. Todas as informações sobre o novo programa de mestrado estarão disponíveis no site https://ppghistoria.unifesspa.edu.br/

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página