Pibid: Encontro debaterá a iniciação à docência no sul e sudeste do Pará

• Publicado: Segunda, 29 de Outubro de 2018, 14h48
  • Última atualização em Terça, 30 de Outubro de 2018, 15h47
  • Acessos: 1954

EventoPibid

Com o tema “Iniciação à Docência no Sul e Sudeste do Pará: Enfoques e Perspectivas” será realizado no dia 27 de novembro, às 8h, no auditório da Unidade I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá, o I Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Unifesspa. O evento é gratuito e tem como público alvo os participantes do programa e a comunidade interessada na temática.

O encontro visa abordar as primeiras ações desenvolvidas pelo Pibid, além de promover o compartilhamento de experiências e reflexões relacionadas à política de formação e valorização da docência, contribuindo para o aprimoramento da educação.

A programação contará com palestras, apresentações culturais e rodas de conversas. A ficha de inscrição, a programação completa e mais informações podem ser obtidas pelo site oficial do evento.

O programa

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa de formação de professores promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de estimular a docência entre os estudantes dos cursos de licenciatura, por meio da articulação entre a universidade e a rede pública de ensino básico.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará iniciou sua primeira experiência no Pibid em agosto de 2018, com a participação de cinco licenciaturas financiadas pela Capes. São elas: Matemática e Letras/Português (Multidisciplinar), no campus de Santana do Araguaia, e História, Química e Educação do Campo, promovidas no campus de Marabá.

Como contrapartida da Unifesspa, foi criado o subprograma Pibid/Unifesspa, do qual participam os cursos de Licenciatura em Geografia, História, Educação do Campo, Ciências Naturais e Artes Visuais, no campus de Marabá, e História, no campus de Xinguara.

A atuação do Pibid-Unifesspa está distribuída em cerca de 15 escolas da rede pública de educação básica da região sul e sudeste do Pará, compreendendo os municípios de Marabá, Santana do Araguaia, Xinguara e Nova Ipixuna, onde atuam 200 bolsistas. Eles são estudantes oriundos dos cursos de licenciatura da Unifesspa, sendo 104 vinculados à Capes e 56 à Unifesspa, como contrapartida.

Participam também 12 supervisores bolsistas e 11 supervisores voluntários, que atuam nas escolas onde os alunos realizam suas atividades, além de 10 professores efetivos da Unifesspa, que são coordenadores de área, sendo 4 bolsistas da Capes.