Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa realiza sétima edição da Semana Acadêmica de Engenharia de Materiais

  • Publicado: Sexta, 26 de Outubro de 2018, 19h18
  • Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 11h48
  • Acessos: 155

VII Semat 22.jpgEDOs acadêmicos de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) separaram esta semana para debater o tema: “Engenharia de Materiais na fronteira da tecnologia”.

Palestras, minicursos e mesa-redonda integraram a programação da VII edição da Semana de Engenharia de Materiais da Unifesspa. O evento teve início no dia 22 de outubro, e se estendeu até esta sexta-feira, 26, em Marabá.
Na manhã desta quinta-feira (25/10) houve apresentações orais de trabalhos com temas bem variados.
A aluna Dalila Almeida Santos apresentou o trabalho: “Investigação da mudança de fases e da microestrutura na síntese do CVL 98/900 em função da temperatura”.
O discente José Bruno Gomes apresentou o trabalho intitulado “Estudo do desgaste de insertos de nitreto de silício revestido com diamante CVD para aplicação em processos de usinagem a seco”.
O trabalho “Preparação e caracterização de um catalisador bimetálico suportado em Na2CO¬3.” foi destacado pela aluna de pós-graduação em Química Jhuliana Santanna.
As apresentações orais se encerraram com o trabalho da discente de Engenharia de Materiais Anny Caroline intitulado: “Estudo da formação de eflorescência em cerâmica vermelha com incorporação de resíduos siderúrgicos de forno elétrico a arco, alto-forno em pós e aciaria”.
Após as apresentações orais feita pelos alunos, foi aberto espaço de 5 minutos para perguntas e comentários dos avaliadores e do público presente.
Os alunos ainda participaram de um coffee break em confraternização pelo sucesso da Semana de Engenharia de Materiais.
A Prof. Dra. Andrea Novais ministrou palestra com o tema: “Invenção e inovação de materiais: Um olhar na tecnologia e outro na medicina”.
Desde a criação da Semana de Engenharia de Materiais até hoje, percebemos o quanto temos evoluído, no quantitativo de trabalhos que a gente vem desenvolvendo e principalmente na qualidade da apresentação deles. Desde 2014, eu venho participando e o que me chamou atenção este ano, é que alunos calouros já estão apresentando trabalhos orais, em banners. Nós queremos agradecer o apoio de todos que participaram, inclusive dos parceiros que apoiaram o evento. Tudo isso é para mostrar o que temos produzido aqui em termos de ensino, pesquisa e extensão”, destacou o professor Sílvio Alex Mota.
Para a aluna de pós-graduação em Química Jhuliana Santanna, “a Semana Acadêmica de Engenharia de Materiais é um espaço democrático em que alunos de outros cursos como eu podem participar e aprender muito mais. Um espaço válido de enriquecimento de saberes”, pontuou.
Houve ainda o sorteio de uma caneca entre os alunos e à tarde, a programação seguiu com a realização de mesa-redonda, mais palestras e sorteios de outros brindes.VII Semat 1.jpg EDI

 

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página