Unifesspa realiza sétima edição da Semana Acadêmica de Engenharia de Materiais

• Publicado: Sexta, 26 de Outubro de 2018, 19h18
  • Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 11h48

VII Semat 22.jpgEDOs acadêmicos de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) separaram esta semana para debater o tema: “Engenharia de Materiais na fronteira da tecnologia”.

Palestras, minicursos e mesa-redonda integraram a programação da VII edição da Semana de Engenharia de Materiais da Unifesspa. O evento teve início no dia 22 de outubro, e se estendeu até esta sexta-feira, 26, em Marabá.
Na manhã desta quinta-feira (25/10) houve apresentações orais de trabalhos com temas bem variados.
A aluna Dalila Almeida Santos apresentou o trabalho: “Investigação da mudança de fases e da microestrutura na síntese do CVL 98/900 em função da temperatura”.
O discente José Bruno Gomes apresentou o trabalho intitulado “Estudo do desgaste de insertos de nitreto de silício revestido com diamante CVD para aplicação em processos de usinagem a seco”.
O trabalho “Preparação e caracterização de um catalisador bimetálico suportado em Na2CO¬3.” foi destacado pela aluna de pós-graduação em Química Jhuliana Santanna.
As apresentações orais se encerraram com o trabalho da discente de Engenharia de Materiais Anny Caroline intitulado: “Estudo da formação de eflorescência em cerâmica vermelha com incorporação de resíduos siderúrgicos de forno elétrico a arco, alto-forno em pós e aciaria”.
Após as apresentações orais feita pelos alunos, foi aberto espaço de 5 minutos para perguntas e comentários dos avaliadores e do público presente.
Os alunos ainda participaram de um coffee break em confraternização pelo sucesso da Semana de Engenharia de Materiais.
A Prof. Dra. Andrea Novais ministrou palestra com o tema: “Invenção e inovação de materiais: Um olhar na tecnologia e outro na medicina”.
Desde a criação da Semana de Engenharia de Materiais até hoje, percebemos o quanto temos evoluído, no quantitativo de trabalhos que a gente vem desenvolvendo e principalmente na qualidade da apresentação deles. Desde 2014, eu venho participando e o que me chamou atenção este ano, é que alunos calouros já estão apresentando trabalhos orais, em banners. Nós queremos agradecer o apoio de todos que participaram, inclusive dos parceiros que apoiaram o evento. Tudo isso é para mostrar o que temos produzido aqui em termos de ensino, pesquisa e extensão”, destacou o professor Sílvio Alex Mota.
Para a aluna de pós-graduação em Química Jhuliana Santanna, “a Semana Acadêmica de Engenharia de Materiais é um espaço democrático em que alunos de outros cursos como eu podem participar e aprender muito mais. Um espaço válido de enriquecimento de saberes”, pontuou.
Houve ainda o sorteio de uma caneca entre os alunos e à tarde, a programação seguiu com a realização de mesa-redonda, mais palestras e sorteios de outros brindes.VII Semat 1.jpg EDI