Protagonismo estudantil: Alunos da Unifesspa participam do I Fórum de Estudantes de Ciências Sociais do Pará

• Publicado: Terça, 09 de Outubro de 2018, 10h00
  • Última atualização em Terça, 09 de Outubro de 2018, 10h01
  • Acessos: 1947

Destaque Fórum SociaisOs estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vão participar de um encontro histórico, que representa a convergência de lutas, resistências e dinamismos entre os graduandos em Ciências Sociais da região de fronteiras – o I Fórum de Estudantes de Ciências Sociais do Pará.

O evento será realizado no Campus XI da Universidade Estadual do Pará (Uepa), na cidade de São Miguel do Guamá, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2018.

O objetivo maior dessa organização é a promoção da articulação de forma combativa frente aos retrocessos e a burocracia universitária.

Os alunos do curso de Ciências Sociais não são apenas estudantes, são trabalhadores e trabalhadoras, graduandos repletos de ideias, perspectivas e posicionamentos, porém, como futuros cientistas sociais, buscam construir um pensamento crítico sobre a forma de sociedade que é imposta pelo sistema capitalista. Por isso, e dentre outras causas de luta pela garantia de direitos de permanência universitária, surgiu a necessidade de articulação contra discursos ou práticas conservadoras, de quaisquer governos e governantes que representem retrocessos e que promovam cortes na educação como fez governos anteriores.

Todos os estudantes de Ciências Sociais e suas respectivas ênfases; Antropologia, Ciência Política e Sociologia das Universidades Públicas e Privadas do Estado do Pará, são convidados para participar do I Fórum de Estudantes de Ciências Sociais do Pará.

“Esse é um importante evento fruto da articulação estudantil e de suas demandas. É uma construção coletiva, e queremos construir as pautas com outros e outras estudantes de universidades diferentes, realidades amazônidas diversas, para fazermos um evento plural e representativo”, disse um dos organizadores do Fórum e professor da Unifesspa Carlos Yukari Moreira.

Como surgiu o evento: Entre os dias 25 a 28 de setembro de 2018, ocorreu no campus VII da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Conceição do Araguaia - o IV Seminário do curso de Ciências Sociais da Uepa. O evento teve como tema: ““Os ecos das Ciências Sociais na Amazônia: desenvolvimento regional e conflitos sociais”. Reunindo delegações de estudantes de Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá, Belém, Marabá e Tocantinópolis (TO).

Durante o evento, os estudantes discutiram temas atuais como os atuais cortes do governo estadual e federal, os ataques a educação básica e superior, o sucateamento das universidades públicas, a reforma do ensino médio, falta de professores e grupos de pesquisa, auxílios estudantes que sofrem cortes e políticas de expansão do capital na Amazônia, ficou decidido em assembleia, a criação do I Fórum dos Estudantes de Ciências Sociais do Pará.