Universidade de Lisboa: Unifesspa é uma das organizadoras do III Simpósio Internacional História, Cultura e Relações de Poder

• Publicado: Terça, 09 de Outubro de 2018, 09h54
  • Última atualização em Quarta, 10 de Outubro de 2018, 16h27

Destaque RevoluçõesA terceira edição do Simpósio Internacional História Cultura e Relações de Poder, que terá como tema “Revoluções no Mundo Lusófono: Rupturas e Permanências”, será realizado nos dias 29 e 30 de abril de 2019 - na Universidade de Lisboa, mês em que se comemora os 45 anos da Revolução dos Cravos.

Com o tema “Revoluções no Mundo Lusófono: Rupturas e Permanências”, a terceira edição pretende reunir pesquisadores das mais diversas instituições e países que desenvolvam trabalhos nas áreas de História, Literatura, Política, Relações Internacionais, Sociologia, Economia, Filosofia, Cultura e Artes em geral.

O objetivo é discutir acerca dos processos políticos, sociais, artísticos, econômicos e intelectuais, etc., ocorridos nos países lusófonos. Serão bem-vindas pesquisas que, dentro de uma perspectiva comparatista histórica interna e/ou transnacional, abordem as ideias de rupturas e permanências ocorridas nestes processos, assim como a influência mútua das relações e processos históricos, tanto no período colonial quanto no período pós-independência, entre os países que hoje integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O professor Fábio Mário da Silva (Unifesspa/CLEPUL/CEC) é um dos organizadores do evento e pertence ao Grupo CNPq: Estudos Portugueses e Africanos. Para esta terceira edição, o Simpósio contará com a participação dos colaboradores que se juntaram nas edições anteriores e também com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através do Prof. Dr. Leandro Pereira Gonçalves, e, na Universidade Federal de Santa Maria, com o Prof. Dr. Odilon Caldeira Neto, o que ajuda a alargar o alcance do Simpósio. Também faz parte do projeto a experiência acadêmica do Prof. Dr. José Eduardo Franco que acolhe, junto com o CLEPUL, o evento em 2019.

Os textos apresentados serão objeto de seleção (em doubleblindpeer review) para volume(s) temático(s); os textos selecionados serão, posteriormente, publicados em forma de ebook no site LusoSofia http://www.lusosofia.net/ e pela Editora LiberArs no Brasil. O processo de publicação demora cerca de dois anos, a partir da data do envio dos artigos pelos seus autores.

Haverá os seguintes eixos temáticos: Revolução e Revoluções: os 45 anos da Revolução dos Cravos, re-visão e relações transnacionais; Literatura, História e Memória; As Revoluções e as Relações Internacionais; Arte e Cultura no Mundo Lusófono: entre revoluções e as relações além-mar; A produção literária no mundo lusófono: diálogos e perspectivas transnacionais; As mulheres e as Revoluções no mundo lusófono; Os intelectuais: debate e produção intelectual no mundo lusófono; Migrações: pessoas, culturas e ideias no mundo lusófono; Rupturas e permanências: re-visões sobre as revoluções no mundo lusófono; Panorama político: o mundo lusófono ontem e hoje.

Pagamento e taxa de inscrição: Até 31 de dezembro de 2018 é a data limite para submissão dos resumos e o valor da inscrição é de 90 euros. Após essa data, o valor é de 120 euros. Os interessados deverão enviar resumo entre 150 e 250 palavras, contendo eixo temático, título da proposta, autor (es) e e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (o resumo deverá estar em formato Word ou PDF).

As línguas do congresso são português e espanhol. A Comissão Científica fará uma seleção das propostas e comunicará a sua decisão de aceitação ou recusa, que será comunicada por email até 30 de janeiro de 2019.

As alocuções não deverão exceder 20 minutos, mesmo com dois oradores. Os participantes sem comunicação que precisam de um certificado de presença: 20€. Para o público em geral, sem necessidade de certificado de presença, a entrada é livre. No valor da inscrição estão incluídos o material do Congresso e o certificado de participação. Os participantes são responsáveis pela preparação e custos integrais de viagem e estadia.

Serviço:

III Simpósio Internacional História Cultura e Relações de Poder

Local: Universidade de Lisboa

Data: 29 e 30 de abril de 2019

Formas de pagamento:

1) Por depósito ou transferência bancária:

Conta Montepio - 071.10.009246-0

NIB: 0036.0071.99100092460.71

IBAN: PT50.0036.0071.9910.0092.4607.1

BIC/SWIFT: MPIOPTPL

2) Por cheque endereçado ao Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes

3) Por vale postal endereçado ao Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes