Dia Nacional do Livro: Unifesspa promoverá “troca-troca” de livros no dia 29 de outubro

• Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 10h49
  • Última atualização em Segunda, 08 de Outubro de 2018, 10h49

Destaque trocaNo dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data foi escolhida para homenagear a Fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810. A Biblioteca está localizada na cidade do Rio de Janeiro e é considerada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) - uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e também a maior biblioteca da América Latina.

Visando o incentivo à leitura, bem como a conscientização da comunidade acadêmica da Unifesspa em relação ao cuidado com os livros, o Sistema de Bibliotecas (SIBI) realizará uma programação em comemoração ao Dia Nacional do Livro, a ser realizada no dia 29 de outubro de 2018, das 8h às 21h nas Bibliotecas das Unidades I, II e III de Marabá e das 8h às 18h para os campi fora de sede.

A programação sobre o Dia Nacional do Livro na Unifesspa contará com a dinâmica da “Troca-troca de livros”, que consiste na troca de livros entre os participantes do evento, possibilitando que os usuários troquem seus exemplares usados por outros, também colocados à disposição pelos colegas.

O “troca-troca” se dará da seguinte forma: na semana de 22 a 26 de outubro, os participantes deverão fazer o depósito dos livros para a troca nas Bibliotecas (máximo de três itens) e receberão um “Vale-troca” para cada livro depositado. No dia do evento, o participante poderá retirar um livro dentre os itens integrantes da dinâmica para cada vale-troca apresentado.

Ressaltamos que uma vez depositados para participação na dinâmica e trocados pelo “Vale-troca”, esses livros ficarão disponíveis para a permutação entre os participantes e não serão, em hipótese alguma, reavidos pelos depositantes.

Para a participação na dinâmica, os livros deverão estar em bom estado de conservação e não apresentar conteúdo de natureza ilegal, difamatória, ameaçadora, obscena, prejudicial ou injuriosa, discriminatória em relação à raça, cor, credo ou nacionalidade.

Excepcionalmente no dia do evento, os usuários devidamente cadastrados, vinculados à Universidade e sem pendências bibliográficas, terão direito a emprestar um título a mais que a quantidade limite que é de três títulos, ou seja, terá direito a emprestar até quatro, numa espécie de “usuário modelo”.

E para que seja homenageado o nosso “usuário modelo”, será feita a entrega de um brinde especial. O “usuário modelo” será escolhido mediante análise dos históricos dos usuários e seleção do mais assíduo nos empréstimos e mais pontual nas devoluções.

A equipe do Sibi convida a todos para participarem dessa interação por uma causa tão nobre que é o livro.