Unifesspa realizou Colóquio do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

• Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 10h42
  • Última atualização em Segunda, 08 de Outubro de 2018, 10h43

Colóquio 1A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) através da Faculdade de Física (Fafis) realizou no último dia 5 de outubro, no Auditório Central do IGE - o Colóquio do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

O palestrante convidado foi o Prof. Dr. da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) - João Batista Garcia Canalle, coordenador da OBA na Uerj.

Durante a palestra, ele falou sobre a astronomia – estudo dos corpos celestes, destacando que numa primeira análise, leiga e sem profundidade, pode-se questionar a necessidade desse tipo de conhecimento e sua aplicabilidade à solução dos problemas mais corriqueiros com os quais nos deparamos no dia a dia. Basta, entretanto, um estudo e uma reflexão mais profunda para perceber-se de forma cabal que, mesmo no dia a dia, a Astronomia participa de nossas vidas de modo intenso e rigoroso.

Fez demonstrações com balões específicos sobre o sol e outros planetas do nosso sistema solar – atraindo a curiosidade e a participação dos alunos e professores da Unifesspa.

O suceder dos dias e das noites, a divisão do tempo em horas, minutos e segundos, o calendário com o ano de 365 dias, seus meses e semanas, as estações do ano, as marés, as auroras polares, e até mesmo a vida em nosso planeta – sustentada pela energia que recebemos do Sol – são temas exaustivamente estudados e, às vezes, determinados, pela Astronomia.

Segundo ele, além dos conhecimentos obtidos com a Astronomia para seu uso próprio, várias outras áreas do saber humano foram e são por eles supridos com informações e inspirações fundamentais: a Física, a Química, a Biologia, a História, a Geografia, a Navegação, até mesmo a Filosofia, a Sociologia, a Música, a Poesia, a Literatura e muitas outras áreas do pensar humano devem muito à Astronomia.

O professor falou ainda sobre a participação das escolas, institutos e universidades na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), infraestrutura e protagonismo estudantil nas etapas da OBA e o quanto isso é importante para

“A Astronomia é uma das ciências mais antigas que se conhece e está continuadamente surpreendendo a todos nós com as descobertas que estão sendo feitas, graças ao avanço tecnológico na área observacional; e com a astronáutica – uma das ciências mais novas – a astronomia sofreu um grande impulso – fazendo com que conseguíssemos colocar telescópios em órbita, com monitoramento em tempo integral do sol estando em órbita, e mais do que isso; graças a Astronáutica conseguimos pousar em alguns planetas como já ocorreu e a observação de planetas gasosos por muito tempo como Netuno, Urano e Saturno.Colóquio 2

Ele completou ainda dizendo que “é uma ciência que desperta a curiosidade de todos – tendo em vista que vivemos em um planeta, rodeado por um satélite chamado lua que interage conosco formando as marés. A terra gira em torno de uma estrela linda e amarela chamada sol que nos dá vida. Então, a nossa vida é astronômica. Apesar de o Colóquio ter um tempo muito curto de duração, acredito que a conversa aqui despertou o interesse deles para participar de algo maior que é o Encontro Regional do Ensino de Astronomia (Erea). Peço aos alunos da Unifesspa que sempre assistam aos Colóquios, por mais estranho que seja o título, por mais distante que o tema esteja dos interesses deles, peço que participem, pois é uma oportunidade de eles aprenderem ao longo de uma hora – coisas que seriam mais difíceis ou demoradas de eles aprenderem por conta própria. Parabenizo a universidade e, principalmente à professora Liduína das Chagas pela iniciativa e organização do evento e, sempre que chamarem, estarei aqui”, disse Canalle.

Ao final do Colóquio, os alunos e professores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o tema abordado.