Dinter: Servidores da Unifesspa apresentarão trabalhos em seminário de Pesquisa na USP

• Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 11h30
  • Última atualização em Quinta, 04 de Outubro de 2018, 11h46

Seminário DinterA Universidade de São Paulo (USP) realizará o seminário de pesquisa denominado: “Amazônia Contemporâneas: Conflitos e Perspectivas”, nos dias 22 e 23 de outubro, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, a ser realizado em São Paulo/SP.

O evento faz parte de uma etapa do Doutorado Interinstitucional entre a USP/Unifesspa e os parceiros Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o Instituto Federal do Pará (IFPA).

Ao todo serão apresentados 21 trabalhos, representando um mosaico das múltiplas realidades da região, que contará com a apresentação de trabalhos de sete servidores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

A Amazônia representa mais de 50% do território nacional, abriga uma rica sociodiversidade, a maior biodiversidade do planeta, o principal banco de genoma do mundo, uma vastidão em recurso hídrico e mineral. Esse conjunto de riquezas mobiliza uma imbricada rede de interesses nas mais diferentes escalas, inclusive do conhecimento.

Considerada a derradeira fronteira de expansão do capitalismo, desde os primórdios coloniais, as dinâmicas políticas e econômicas têm consagrada a Amazônia como um grande almoxarifado de recursos naturais, com vistas a atender às necessidades de estados e países do capitalismo central. Discutir esse complexo cenário é uma das tarefas urgentes no Brasil atual.

A coordenação do Seminário está a cargo do Prof. Dr. Wagner Costa Ribeiro (USP); Profa. Dra. Isabel Alvarez (USP); Prof. Dr. Marcus Mariano de Souza (Unifesspa).

A Comissão Organizadora também é composta por - Mizant Couto de Andrade Santana (Ufopa), Rogério Henrique Almeida (Ufopa), Leandro Pansonato Cazula (Ufopa), Júlio Nascimento (IFPA).

O objetivo do evento é discutir conflitos, e alternativas para evitá-los, na Amazônia a partir de pesquisas em andamento, que tratam de temas como mineração, acesso à água, conflitos em terras indígenas, entre outros, por meio de casos localizados na Ilha do Marajó, no Baixo Amazonas, em Belém, na Amazônia Atlântica e em Carajás. Além disso, também serão abordados temas como educação indígena e a especificidade da urbanização amazônica.

Outro foco do evento é disseminar os esforços de pesquisadores (as), centros, institutos e universidades amazônicos dedicados a interpretar a realidade local.

Serviço:

Seminário de pesquisa denominado: “Amazônia Contemporâneas: Conflitos e Perspectivas”

Local: Anfiteatro de Geografia da USP - Avenida Prof. Lineu Prestes, 338.
Cidade Universitária - São Paulo

Dias: 22 e 23 de outubro de 2018

Horário: Das 9h30 às 17h30

Inscrição gratuita, no local