Unifesspa diploma primeiros graduados de sua História

Vinte e um alunos receberam seus diplomas de graduação na cerimônia histórica e festiva, que reuniu autoridades acadêmicas, professores, técnico-administrativos, graduados, familiares, jornalistas e pessoas da comunidade.

• Publicado: Sexta, 27 de Fevereiro de 2015, 12h22
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Foto: Evandro Medeiros/Unifesspa

Na última quinta-feira, dia 19 de fevereiro, à tarde, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) entregou os seus primeiros diplomas de curso superior. Em cerimônia histórica e festiva, a Unifesspa entrou, com o ato, simbolicamente registrado, como instituição oficial de ensino superior que expede seus próprios diplomas. Até então, os diplomas eram emitidos pela Universidade Federal do Pará.

A solenidade aconteceu no auditório da Unidade 01, em Marabá e reuniu 21 graduados da instituição; seus familiares, autoridades acadêmicas e os meios de comunicação social sediados em Marabá.

Da cerimônia participaram o reitor, Maurílio de Abreu Monteiro, o vice-reitor, João Crisóstomo Weil Albuquerque Costa, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Carlos Renato Lisboa Francês, a pró-reitora de Extensão, Idelma Santiago da Silva, o pró-reitor de Administração, Leandro de Oliveira Ferreira, o diretor de Projetos Educacionais, professor Sebastião da Cruz Silva, representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, e o técnico administrativo, Manoel Ênio de Almeida Aguiar, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional fizeram parte da mesa de honra.

Também se fizeram presentes os diretores e representantes do ICE(Instituto de Ciências Exatas), professora Joana Luiza Pires Siqueira; do Instituto de Geociênmcias e Engenharias (IGE), José de Arimatéia Costa de Almeida; do IEA (Instituto de Estudos do Araguaia), Josiel de Oliveira Batista; do IEX (Instituto de Estudos do Xingu), Carlos Augusto Costa; do IETU (Instituto de Estudos do Trópico Úmido), Eduardo de Melo Salgueiro e diretores de faculdades, coordenadores de cursos, outros professores, técnico-administrativos, alunos e pessoas da comunidade.

O CRCA (Centro de Registro e Controle Acadêmico), responsável pela organização do evento com apoio da Reitoria da Unifesspa, agradeceu aos professores Erivan Sousa Cruz e Fernando Michelotti (mestres) e a professora Hildete Pereira dos Anjos (doutora) pela significativa contribuição, enquanto Campus da UFPA (Universidade Federal do Pará) Campus de Marabá, antecessora da Unifesspa, para esse momento. Os três citados ocuparam cargos de coordenador do Campus "e são pessoas que contribuiram significativamente para que o Campus de Marabá se tornasse Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

A graduada Talita Silva Monteiro proferiu um discurso em nome dos colegas. Talita destacou que a Unifesssp ao dar espaço e voz a todos, " possibilita aos estudantes da região acesso à educação superior pública de qualidade, sem o deslocamento para os grandes centros urbanos como Belém, e assim possibilita a fixação de profissionais qualificados nesta região da Amazônia".
Segundo ela, neste momento ao repensar a trajetória e o aprendizado compete o desafio de nos refazer, reinventar e criar as condições objetivas para que como profissionais seja possível, pensar no lugar onde estamos, criar alternativas que favoreçam o aparecimento de pessoas mais solidárias, preocupadas em superar o individualismo que carrega o capitalismo, principalmente nesta região da Amazônia.
Talita destacou que era um momento de os graduados estarem "orgulhosos não só por toda a História que a Unifesspa carrega até aqui, mas pelas experiências, vivências e oportunidades que foram e serão construídas por essa universidade multicampi, multicultural e híbrida construída na Amazônia, pela/para a Amazônia e principalmente pelos sujeitos que aqui estão".

O secretário de Planejamento da Unifesspa, Manoel Ênio de Almeida Aguiar, o diretor de Projetos Educacionais, Sebastião da Cruz Silva, o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Leandro de Oliveira Ferreira, a pró-reitora de Extensão, Idelma Santiago da Silva, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Renato Francês, o vice-reitor João Weyl e o reitor Maurílio de Abreu Monteiro, pela ordem, fizeram uso da palavra e destacaram a importância de a Unifesspa emitir seus primeiros diplomas de curso superior e destacaram a importância de ter sido criada a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, a partir de desmembramento da Universidade Federal do Pará.

Entrega dos diplomas
A entrega dos diplomas aconteceu após os discursos. Coube ao reitor, professor doutor Maurílio de Abreu Monteiro a entrega do primeiro diploma da Unifesspa. A aluna, Thaiana Silva Junes, de um dos cursos pioneiros do Campus de Marabá, o Curso de Ciências Sociais, recebeu o primeiro diploma, sob aplausos emocionados de familiares, professores, convidados e autoridades acadêmicas. Uma foto histórica registrou esse momento.

Todos os demais alunos receberam seus diplomas entregues pelos componentes da mesa de honra. Após a cerimônia aconteceu um coquetel.

Relação dos diplomados que receberam seus respectivos diplomas:

Thayana Silva Junes
Antonélia Silva Cunha
Iara Fernandes dos Reis
Roberta Silva Trindade

PDF do discurso de Talita.

Vídeo da RBA, canal Bandeirantes, que fez a cobertura jornalística do evento, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v880FkG5zgs