Comunidade acadêmica reflete sobre desafios e conquistas de estudantes indígenas e quilombolas na Unifesspa

• Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 18h45
  • Última atualização em Sábado, 22 de Setembro de 2018, 01h44

RodadeconversaJepeNo segundo dia de atividades da II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifesspa, a comunidade universitária teve a oportunidade de refletir sobre importantes temas que envolvem o desenvolvimento da Instituição, pensando sobre seu papel social e as ações estratégicas para garantir o sucesso acadêmico dos alunos, em especial, dos estudantes indígenas e quilombolas.

Como parte da programação da II Jepe, foram iniciados o III Seminário de Projetos de Ensino e o III Fórum de Graduação da Unifesspa, com a realização de duas rodas de conversa, na manhã do dia 19 de setembro, na Unidade I do Campus de Marabá.

Com o auditório lotado, a primeira atividade abordou o tema "O discente indígena e o discente quilombola na/da Unifesspa" tendo como convidados a Prof.ª. Dr.ª Zélia Amador de Deus (UFPA), os professores da Unifesspa Jerônimo da Silva e Silva (NUADE/Unifesspa), Carlo Guimarães Monti (ICH/Unifesspa), Luiza de Nazaré Mastop de Lima (IEDAR/Unifesspa) do psicólogo Antônio Augusto da Costa Severo (PROEX/Unifesspa), da discente quilombola Paula de Menezes Baia (ADIQUI/Unifesspa) e da discente indígena Iracilene Pereira Brinco Guajajara (Unifesspa).

O debate contou com a mediação dos servidores Gilmar Ramos da Silva (PROEG/Unifesspa) e Thaisa Teixeira F. Campos (Proeg/Unifesspa) e com a tradução simultânea em libras feita por uma equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) da Unifesspa.

Para a estudante Paula Menezes, representante dos estudantes indígenas e quilombolas, a roda de conversa foi uma oportunidade única para a comunidade universitária pensar os desafios e avaliar os avanços conquistados para esses estudantes. "A Universidade está proporcionando esse diálogo, está buscando se adaptar à realiadde desses estudantes que estão chegando, cada vez mais, na Unifesspa. Na Jepe, tivemos a oportunidade de falar da nossa realidade, de como a gente se sente aqui dentro e tenho certeza que muitos professores saíram dessa roda de conversa com outro olhar. Foi muito gratificante", avaliou a estudante. Atualmente, a Unifesspa conta com 141 estudantes quilombolas regularmente matriculados.

À tarde, o público discutiu o tema “A contribuição dos Programas de Ensino para o percurso acadêmico do discente” com a participação dos coordenadores de programas de ensino.  A programação continuou na Unidade I do Campus Marabá, com a exposição de pôsteres com os resultados dos Programas de Ensino promovidos pela Proeg em 2017. Foram mais 100 trabalhos e projetos de ensino inscritos que puderam ser avaliados e prestigiados pela comunidade acadêmica da II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifesspa.