Papel social da Extensão Universitária é tema de Seminário durante a II Jepe

• Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 18h34
  • Última atualização em Sábado, 22 de Setembro de 2018, 01h52

Destaque Seminário JepeO pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Diego de Macedo Rodrigues explanou na manhã desta quinta-feira (20/09) sobre a temática: “a extensão universitária e seu papel social” durante o I seminário de Extensão da II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Jepe) em substituição a professora Marcele Pereira que não pode comparecer ao evento.

Para Diego, a extensão universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. É a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.

Ele ressaltou durante sua palestra que a extensão universitária é, portanto, uma das funções sociais da Universidade, que tem por objetivo promover o desenvolvimento social, fomentar projetos e programas de extensão que levam em conta os saberes e fazeres populares e garantir valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social.Seminário Jepe 2

Ele disse ainda que além da sua importância como geradora de políticas públicas, a extensão universitária deve servir como instrumento de inserção social, aproximando a Unifesspa das comunidades do seu entorno.

Rodrigues destacou que é possível fazer extensão não só na graduação, mas na pós-graduação também e que esse desafio deve ser encarado por todos nós da universidade. “Precisamos incentivar cada vez mais projetos e programas de extensão desenvolvidos na Unifesspa, fomentando ações que promovam essa transformação social. Aí sim, teremos cumprido nosso papel”, pontuou o pró-reitor.

Na Unifesspa, a extensão universitária é gerenciada pela pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), que dá suporte técnico e material aos projetos de extensão da instituição.