Jogo educativo sobre Guerrilha do Araguaia é apresentado na II JEPE

• Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 17h17
  • Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 18h24

Jogo guerrilhaO professor Manoel Ribeiro aproveitou o I Seminário de Extensão, na 2a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifesspa, para apresentar o game “Araguaia: a saga de Osvaldão”. O jogo tem Osvaldão como personagem principal e sua ambientação na Guerrilha do Araguaia (1972-1975). Foi desenvolvido de forma interdisciplinar entre o Laboratório de Games Educativos (Lage) e o professor Janailson Luiz, do curso de História e um grupo de estudantes, mas também agrega estudantes de iniciação científica e já resultou em trabalhos de conclusão de curso.

De acordo com Manoel Ribeiro, os jogos educativos são uma ferramenta auxiliar para atingir os jovens e estimulá-los à leitura. "É uma forma de atingir aos nativos digitais, aqueles jovens que nasceram dentro da sociedade digital, que tem uma maneira diferente de raciocinar. O jogo vira uma ferramenta para despertar o interesse do jovem e, nesse caso específico, em cada ambiente de jogo contamos a história da Guerrilha”, destacou o professor.

O programa de extensão "Construção de Jogos Educativos e Implantação em Escolas Públicas da cidade de Marabá” iniciou em 2016 com o objetivo de implantar jogos educativos  em escolas públicas da cidade de Marabá-PA. Dois jogos já foram criados pelo grupo: um sobre a história de Marabá e outro sobre o garimpo de Serra Pelada. O jogo sobre a Guerrilha do Araguaia é o último dentro do programa e que, além do desenvolvimento do jogo, inclui ações nas escolas públicas de Marabá com oficinas aos professores e estudantes, visando apresentar a proposta dos jogos e as suas possibilidades de apropriação como recurso didático-pedagógico e elemento facilitador de uma aprendizagem lúdica. Os jogos desenvolvidos pelo Lage estão disponíveis no site do Laboratório.