Conferências abrem oficialmente a II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifesspa

• Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 11h27
  • Última atualização em Quarta, 19 de Setembro de 2018, 12h02

II Jepe 34A abertura oficial da II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) ocorreu na noite desta terça-feira (18/09), no Auditório da Unidade I, em Marabá com a realização das conferências: Sociedade e Universidade: saberes e vivências amazônicas, com a Profª Dra. da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Zélia Amador de Deus; e Sociedade e Universidade: saberes e vivências regionais, com o reitor da Unifesspa, Prof° Dr. Maurílio de Abreu Monteiro.

O evento contou com a presença de alunos, docentes, técnicos administrativos da universidade de todos os seus campi. Com o tema “Sociedade e Universidade: saberes e vivências regionais”, o evento busca promover a integração da comunidade sob os pilares indissociáveis da Universidade, refletindo os desafios e as perspectivas no processo de construção e desenvolvimento da Unifesspa.

A mesa de autoridades foi composta pelo pró-reitor de Ensino de Graduação – Prof. Dr. Elias Fagury Neto, de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica – Prof. Dra. Cindy Stella Fernandes, de Extensão e Assuntos Estudantis – Diego de Macedo Rodrigues, Profª Dra. da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Zélia Amador de Deus e do reitor da Unifesspa, Prof° Dr. Maurílio de Abreu Monteiro.

O Coral da Unifesspa se apresentou com três lindas canções – emocionando o público presente e ainda, entoou o Hino Nacional em ritmo de forró.Jepe 1

A primeira a ministrar sua palestra de abertura foi a Prof. Dra. Zélia Amador de Deus. Segundo ela, “é importantíssimo que a universidade pare para se repensar, para se ver e verificar onde ela está inserida, e a Unifesspa escolheu fazer isso – refletir sobre seu papel se questionando sobre o porquê ela tem que produzir conhecimento”, argumentou.

“Eu espero que a jornada seja muito frutífera, no sentido de nós encontrarmos respostas, visto que tudo isso é um grande desafio. A Unifesspa está nessa busca de caminhar junto com a sociedade, buscando uma universidade que seja boa para todos e todas e, por isso, está de parabéns por este evento”, completou.

Para o reitor da Unifesspa, para que a universidade alcance sua legitimidade acadêmica e, sobretudo social, é necessário que ela tenha a capacidade de dialogar e, fundamentalmente, intervir na sociedade regional. “Nós como universidade carecemos de avançar constantemente e diuturnamente na reflexão sobre nossa realidade regional. Essa reflexão qualificada se dá melhorando e avançando na nossa produção de pesquisa, em nossas atividades de extensão e também nas atividades de ensino. Eu estou convicto que a cada ano dentro desses cinco anos de criação da Unifesspa, nós temos avançado em nossa capacidade de refletir qualificadamente sobre nossa região. A Unifesspa se consolida como uma universidade que busca efetivamente articular ensino, pesquisa e extensão

Quanto aos mais de trezentos trabalhos inscritos na II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, o reitor concluiu dizendo que “o aumento desses trabalhos não é apenas quantitativo, mas qualitativo – indicando a condição da Unifesspa de se firmar enquanto uma universidade popular, mas concomitantemente uma instituição de excelência”, concluiu.

Jepe 2