II Jepe: Faculdade de Ciências Sociais promove exposição fotográfica sobre o Quilombo do Umarizal

• Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2018, 11h28
  • Última atualização em Sábado, 22 de Setembro de 2018, 02h19

Natureza YanEntre os dias 17 e 21 de setembro ocorre, no Tapiri da Unidade I, a exposição “Umarizal, um olhar antropológico sobre ser Quilombo”. A exposição, organizada pela Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins (Facsat), traz 24 imagens colhidas pelos participantes da viagem de campo ao Quilombo do Umarizal, em julho de 2018.

A comunidade de Umarizal se situa às margens do rio Tocantins, no município de Baião e compõe um território de sociobiodiversidade que se estende por uma ampla área, onde se localizam reservas extrativistas, populações tradicionais, indígenas e quilombolas. As imagens apresentam cenas do encontro dos participantes com as pessoas, os lugares e os eventos de Umarizal.

A Unifesspa conta com diversos alunos da comunidade de Umarizal e a comunidade luta hoje por ter seus direitos étnicos e territoriais reconhecidos.

A viagem de campo realizada pela equipe da Facsat é parte das atividades curriculares do curso de ciências sociais e tem como objetivo proporcionar a experiência empírica com as realidades sociais amazônicas.

Após a preparação em sala de aula, os alunos puderam observar e interagir com os grupos sociais em contextos específicos, e aí desenvolver o olhar crítico associado aos métodos de pesquisa próprios das ciências sociais.

A viagem para o Umarizal contou com a presença de 35 estudantes, de duas turmas, coordenados pelos professores Fabiano Bechelany e Joseline Barreto.

O grupo foi recebido pelos moradores do Umarizal, que os hospedaram em suas casas. As fotografias apresentadas nessa exposição são um dos resultados dessa experiência e visam dar visibilidade a realidade quilombola do sul e sudeste do Pará.

A exposição é organizada pelo prof. Fabiano Bechelany e os discentes Mainara Gonçalves e Jhones Costa.

Nos dias 25 a 28 de setembro a exposição fotográfica será exposta no campus VII da Universidade Estadual do Pará (Uepa) em Conceição do Araguaia – Pará.

Serviço:

Exposição fotográfica: “Umarizal, um olhar antropológico sobre ser Quilombo”.

Data: de 17 a 21 de setembro

Local: Tapiri da Unidade I

Campus VII da Universidade Estadual do Pará (Uepa) em Conceição do Araguaia – Pará.

Data: 25 a 28 de setembro

Festa3 Jon