CTIC implanta firewall nos campi fora de sede

• Publicado: Quinta, 13 de Setembro de 2018, 17h48
  • Última atualização em Sexta, 14 de Setembro de 2018, 08h17

Implantacao dos firewall nos campi fora de sedeNo mês de agosto de 2018 o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) finalizou uma das ações do planejamento 2018, no qual consistia em prover segurança da informação por meio de equipamentos de proteção à rede de dados institucional semelhantes aos utilizados em Marabá (sede),  nos campi fora de sede. Em seu PDTIC a ação A106 refere-se a aquisição de solução de firewall corporativo, ação realizada pela Divisão de Orientação Normativa em Tecnologia da Informação.

Para execução dessa ação foram realizadas quatro viagens por membros da Divisão de Redes e Serviços de Internet (DIRSI) - Adriano Barros, Edney Almeida, Jamildo Carvalho e Luiz Felipe, para a instalação dos equipamentos em cada campus fora de sede, contando ainda com o auxílio dos técnicos de TI lotados em cada localidade.

As atividades foram realizadas na seguinte ordem: Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara, o firewall entrou em operação e, com isso, finalizando as atividades. Agora todas as unidades da Unifesspa contam com proteção de alta performance, que ajudará na utilização do recurso da internet, de maneira a cumprir as normativas de segurança da informação da universidade e a legislação vigente no país.

O que é um firewall: Assim como a metáfora por trás do nome sugere, firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, “firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios.

Na informática, os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados. Esse tipo de solução serve tanto para aplicações empresariais quanto para domiciliar, protegendo não só a integridade dos dados na rede mas também a confidencialidade deles.