Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa reformula resolução que regulamenta concurso para professor para garantir inclusão

  • Publicado: Quarta, 05 de Setembro de 2018, 17h22
  • Última atualização em Terça, 11 de Setembro de 2018, 22h00
  • Acessos: 233

Consepe2408

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está reformulando a resolução que regulamenta a realização de concurso público de provas e títulos para o ingresso na Carreira de Magistério Superior. A minuta de resolução, apresentada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), está em pauta no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifesspa (Consepe) e deve ser votada na próxima reunião ordinária, prevista para o dia 27 de setembro.

De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), Marcel Miranda, o principal objetivo é fortalecer as metodologias aplicadas para a reserva de vagas de modo a garantir a inclusão de candidatos negros e pessoas com deficiência no magistério superior. “A Unifesspa está revendo a resolução vigente, justamente, para garantir uma melhor aplicabilidade da Lei 12.990 e do Decreto n. 3298, garantindo efetivamente o direito de inclusão desses candidatos”, reforçou.

É obrigatória a reserva de 20% das vagas para candidatos negros e de no mínimo 5% para candidatos com deficiência. A principal alteração proposta pela minuta de resolução é a adoção do critério de sorteio entre temas de concurso para a disponibilização da reserva de vagas. O percentual será aplicado sempre que o quantitativo de vagas for igual ou superior a três.

De acordo com a proposição, na hipótese de quantitativo fracionado para o número de vagas reservadas aos candidatos autodeclarados pretos ou pardos será adotada a seguinte regra: se a fração for igual ou maior que cinco décimos (0,5), este será aumentado para o primeiro número inteiro subsequente. Já nos casos em que a fração for menor que cinco décimos, será diminuído para o número inteiro imediatamente inferior.

Na próxima semana, ocorrerá uma reunião entre a Progep e diretores de institutos da Unifesspa para discutir novas proposições para a minuta, que deverá ser apreciada e votada pelos membros do Consepe no dia 27 de setembro.

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página