Unifesspa vai promover o I Workshop do Instituto de Ciências Exatas

• Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 10h31
  • Última atualização em Quarta, 29 de Agosto de 2018, 10h16

Destaque Worshop ICE

Em instituições jovens, com grande aporte de profissionais como a Unifesspa, é comum que os pesquisadores mantenham parcerias com seus centros de origem e iniciem seus trabalhos seguindo modelos e hábitos de outras regiões. Às vezes, buscamos profissionais que nos atendam em nossos eventos, em regiões distantes, por não conhecer o potencial de nossos próprios colegas de trabalho. Visando promover o compartilhamento de ideias e o conhecimento mútuo de nossas linhas de pesquisa e especialidades, o ICE traz um ciclo de palestras apresentadas por pesquisadores da Unifesspa para conhecermos e discutirmos nossos próprios trabalhos científicos, fomentando projeções para futuros projetos e parcerias naqueles em curso que encontrem interfaces com os apresentados.

A Comissão Organizadora é composta pela professora Dra. Joana Luiza Pires Siqueira, Prof. Dr. Rodrigo do Monte Gester, Prof. Dr. Ulisses Brigatto Albino e Profa. Dra. Maria Liduína das Chagas.

Confira a programação:

Terça - 25/09

9h - Abertura

9h30 - Palestra de Abertura - Prof. Dr. Marco Cremona.

11h - Palestra: Panorama das pesquisas do Instituto de Ciências Exatas - Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo.

12h30 às 14h - Intervalo para almoço

14h30 - Palestra: Nuclear Magnetic Resonance: How to Model This Property at Liquid Environment - Prof. Dr. Rodrigo Do Monte Gester.

16:00 - Palestra: Estudo biofísico de globinas extracelulares e suas aplicações - Prof. Dr. Francisco Adriano De Oliveira Carvalho.

17h30 - Café

18h - Palestra: Genética e Biologia Molecular: analise de transcriptoma de planta utilizando bioinformática - Profa. Dra. Sheila Maysa Da Cunha Gordo.

20h às 21h - Palestra: Simulação computacional de sistemas em nanoescala - Prof. Dr. Tarciso Silva De Andrade Filho.

Quarta - 26/09

10h - Palestra: Currículo, formação docente e tecnologia - Prof. Dr. Nasciso das Neves Soares.

11h - Palestra: Catalisadores biológicos e seu papel nas reações industriais - Prof. Dr. Darlisson de Alexandria Santos.

12h30 às 14h- Intervalo para almoço

14h30 - Palestra: Desenvolvimento de cerâmicas porosas com potencial para isolamento térmico em temperaturas acima de 16h - Profa. Dra. Adriane Damasceno Vieira de Souza.

16:00 - Palestra: Constituição do professor universitário iniciante no contexto de uma instituição em implantação: envolvimento e responsabilidade individual e institucional - Profa. Dra. Maria Margarete Delaia.

17h30 - Café

18h às 19h - Palestra: Controle magneto-ótico da emissão espontânea de dois fótons na presença de grafeno - Prof. Dr. Mateus Gomes Lima.

20h às 21h - Palestra: Doenças Infecciosas e Clima: descobrindo causas a partir de dados - Prof. Dr. Roberto André Kraenkel.

Quinta - 27/09

15h às 17h - Minicurso: Modelos matemáticos em Biologia - Prof. Dr. Roberto André Kraenkel.

Sexta - 28/09

9h às 11h - Minicurso: Modelos matemáticos em Biologia - Prof. Dr. Roberto André Kraenkel

Serviço:

I Workshop do Instituto de Ciências Exatas

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus de Marabá, Unidade II, Auditório Central do IGE

Endereço: Folha 17, Quadra 04, Lote Especial, s/n.º - Nova Marabá, PA, 68505-080

Data: 25 a 28 de setembro

Período de inscrições: 25 de agosto até 25 de setembro