Fecampo: Unifesspa promove Seminário de Alternância Pedagógica nesta quarta-feira

• Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 10h43
  • Última atualização em Terça, 21 de Agosto de 2018, 10h34

alternancia pedaggica imagemA Faculdade de Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realiza mais uma edição do Seminário de Alternância Pedagógica que ocorrerá nos dias 22 e 23 de agosto, no Auditório da Unidade I do Campus de Marabá.

O evento traz o tema “Política Nacional de Formação de Professores (as): o estágio e a pesquisa na formação de professores (as) do campo” tendo como o objetivo refletir sobre a formação de professores (as) do campo no contexto da política nacional, problematizando os principais entraves vivenciados no estágio docente.

O estágio vinculado à pesquisa no curso de licenciatura em Educação do Campo se constitui em atividade curricular obrigatória e propicia contato direto dos estudantes com as realidades e desafios vivenciados pelos sujeitos que atuam nas escolas de educação básica nas comunidades. Dentre os entraves, tem se destacado a ausência de escolas nas comunidades rurais, bem como, o cenário de precarização e fechamento das mesmas, dentre outros aspectos que impactam negativamente na formação de professores (as) do campo.

O momento visa ainda se constituir num espaço de encontro e articulação entre alunos, docentes, movimentos sociais, professores da educação básica e instituições formais com vistas a discutir alternativas visando o fortalecimento do direito à educação e formação docente na região sudeste paraense.

Confira a Programação:

Quarta-feira: 22/08
Manhã: 8h às 12 horas

8h: Mística

Mesa:  Política Nacional de Formação de Professores: o estágio e a pesquisa na formação de professores do campo

Convidados:

- Profa. Ma. Maura Pereira dos Anjos - Unifesspa/UnB

- Prof. Dr. Carlos Alberto Gaia Assunção

- Representante discente

Mediação:Profa. Ma. Tereza Maracaipe

Tarde:14h as 18 horas

Grupos de Trabalho (GTs)

Socialização de experiências dos discentes no estágio da Fecampo abordando avaliação e proposições:

1) Socializar experiências de estágio e avaliar os desafios na sua realização:

1.1. Relação do estagiário com a escola (direção, coordenação pedagógica, professores, estudantes, conselho escolar, etc);

1.2. Planejamento, registro e sistematização das atividades realizadas no estágio/pesquisa socioeducacional;

1.3. Acompanhamento do estágio por parte dos docentes da Fecampo;

1.4. Compreensão do trabalho e da pesquisa como princípios educativos na realização do estágio);

2) Refletir sobre a concepção geral do que é o estágio no âmbito do curso e sistematizar a concepção do grupo;

3) Apresentar proposições para melhorias na realização do estágio docente, considerando os itens avaliados e a leitura/discussão da minuta do estágio do Curso de Licenciatura em Educação do Campo;

GTs:

Mediadora: Profa. Ma. Maria Célia Vieira da Silva

Tarde:14h as 18 horas

14:00 Leitura do Documento Final do Seminário

16:00 Organização dos polos [Definição de datas das visitas no Tempo Espaço Localidade]

GTs

1.    Jacundá, Nova Ipixuna e Goianésia;

2.    Eldorado, Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás;

3.    São João do Araguaia;

4.    São Domingos, Brejo Grande, São Geraldo, Piçarra;

5.    Marabá,  Região do Tocantins e  Maranhão I;

6.    Marabá, Região do Tocantins e Maranhão II;

7.    Pacajá, Itupiranga, Novo Repartimento, Belo Monte;

8.    Nordeste Paraense;

Mística de Encerramento

As inscrições podem ser feitas no SigEventos da Unifesspa pelo https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/SAP2018. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone: (94) 2101-7138 ou por email: email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.