Naia prorroga prazo de edital para seleção de discentes apoiadores

• Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 16h18
  • Última atualização em Terça, 31 de Julho de 2018, 16h37

Arte NAIAO Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) prorrogou o prazo de inscrições para seleção de bolsistas no âmbito do Programa de Apoio a Discentes com Deficiência em Ações de Acessibilidade e Inclusão. São ofertadas 5 (cinco) bolsas de apoiadores no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais com duração de 5 (cinco) meses à estudantes de graduação da Unifesspa para atuarem no apoio aos discentes com deficiência que demandarem tal apoio ao Naia.

As inscrições serão realizadas presencialmente no Naia, que funciona na sala 12 da Unidade I da Unifesspa em Marabá, no período de 23 de julho a 3 de agosto de 2018, no horário das 8h30 às 11h45 e das 14h às 17h45. Os discentes apoiadores selecionados assumirão atividades junto à discentes com deficiência da Unifesspa, respeitando-se as peculiaridades e necessidades educacionais específicas dos estudantes com deficiência e outras demandas pedagógicas.

As atividades acadêmicas desempenhadas pelos discentes apoiadores serão realizadas sob a orientação da coordenação do Naia, com o objetivo de oferecer condições de acessibilidade e inclusão acadêmica aos discentes com deficiência da Unifesspa que apresentarem demandas de apoio pedagógico junto ao Naia, e que requeiram um tipo de auxílio personalizado no âmbito da educação especial. Os discentes atendidos pelas ações do programa são: pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação e que demandam um acompanhamento sistemático nas diversas atividades acadêmicas e científicas da educação superior.

No ato da inscrição o candidato deverá entregar a ficha de inscrição preenchida, juntamente com os seguintes documentos: curriculum vitae ou da plataforma lattes; cópia do RG; cópia do CPF; comprovante de matrícula; histórico escolar atualizado; cópia do comprovante de endereço; cópia do cartão bancário (apenas dos dados de banco, agência e conta corrente) ou do contrato de abertura de conta corrente em nome do candidato à bolsa; declaração feita pelo candidato de que tem a disponibilidade de horários para se envolver nesta atividade (mínimo de 20 horas); questionário socioeconômico preenchido disponível no endereço: https://proex.unifesspa.edu.br/documentos-e-formul%C3%A1rios-daie.html; todos os documentos mencionados no item 6 do edital -“Da análise socioeconômica”.

Além da documentação constante no edital, a seleção dos discentes apoiadores se fará com base nos seguintes critérios: 1. Escrita de uma carta de intenções – 0 a 2 pontos (item classificatório e eliminatório); 2. Análise do currículo e histórico escolar – 0 a 1 ponto (item classificatório); 3. Entrevistas - para fins de análise socioeconômica 0 a 4 pontos (item classificatório) e para os demais fins propostos no edital: 0 a 3 pontos (item classificatório e eliminatório). A nota final será o somatório de pontos dos três critérios de seleção, sendo 10 a nota máxima.

Os candidatos devem comparecer ao Naia no dia 7 de agosto para serem informados sobre o local de realização da carta de intenção que terá início às 9h. As entrevistas para fins de análise socioeconômica serão realizadas no dia 9 de agosto, com início às 14h30. As entrevistas para os demais fins propostos no edital serão realizadas no dia 8 de agosto, às 14h.

Confira o edital.