Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inscrições abertas para a II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifesspa

  • Publicado: Quinta, 26 de Julho de 2018, 10h45
  • Última atualização em Quinta, 02 de Agosto de 2018, 16h06
  • Acessos: 577

II JORNADA DE ENS PESQ E EXT CAPA FBA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará realizará, no período de 18 a 21 de setembro, a II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Com o tema “Sociedade e Universidade: saberes e vivências regionais”, o evento busca promover a integração da comunidade sob os pilares indissociáveis da Universidade – ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de refletir os desafios e as perspectivas no processo de construção da Unifesspa.

A II JEPE é uma realização das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação, de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica e de Extensão e Assuntos Estudantis que realizarão os respectivos eventos: III Seminário de Projetos de Ensino, IV Seminário de Iniciação Científica e o I Seminário de Extensão e Assuntos Estudantis durante a Jornada.

Serão quatro dias de atividades como mesas-redondas, rodas de conversas, exposição de pôsteres de ações de extensão e de projetos de ensino, sessões de comunicação oral de atividades de pesquisa, o Fórum de Graduação e o lançamento da Revista Científica da Proex.

 As inscrições já estão disponíveis e devem ser realizadas até 20 de setembro no SigEventos e, para submissão de trabalhos, é preciso observar as normas de submissão dos eventos associados e o prazo de envio, que serão divulgadas no decorrer da semana.

A II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifesspa convida a comunidade acadêmica e não-acadêmica para refletir e pensar a construção desta Universidade como um bem público, gratuita e democrática e que assuma os princípios da relação dialógica de conhecimentos e de ação nas suas práxis científica, artística e tecnológica no lugar em que está, o Sul e Sudeste do Pará. E, a partir dele, apresentar quais os saberes e vivências tem sido construídos entre sociedade e universidade neste espaço tão dinâmico e plural.

Acompanhe as publicações sobre a 2ª Jepe pelo site do evento, no SigEventos.

Eventos integrantes da II JEPE:

I Seminário de Extensão e Assuntos Estudantis

Pensando na valorização dos saberes e vivências regionais pelo viés da extensão universitária e sua relação com outros setores da sociedade, o I Seminário de Extensão e Assuntos Estudantis é um evento que tem proposta de socializar experiências no campo dos saberes populares e acadêmico-científicas como resultado de atividades de extensão, realizadas por programas, projetos, ações, cursos e eventos, dentro das áreas temáticas de Educação, Comunicação, Saúde, Direitos Humanos e Justiça, Meio Ambiente, Produção e Tecnologia, Trabalho.

A PROEX compreende este evento como campo de produção e socialização de conhecimento e transformação social, assim o seminário envolverá a participação de estudantes e servidores da Unifesspa e Comunidade Externa, os quais poderão submeter seus trabalhos, na modalidade de comunicação oral com a submissão de resumos expandidos, dentro dos critérios e data estipulados pela comissão organizadora.

III Seminário de Projetos de Ensino

O Seminário de Projetos de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, inicialmente denominado Seminário de Projetos Integrados, está em sua terceira edição que versará sobre “A Contribuição dos Programas de Ensino para o Percurso Acadêmico do Discente na Graduação”. O evento tem por objetivo socializar conhecimentos produzidos e revelados por projetos de ensino e/ou ações de monitoria vinculadas à Diretoria de Planejamento e Projetos Educacionais (DPROJ/PROEG), seu processo de construção e resultados para a melhoria da formação dos estudantes envolvidos, além das repercussões na comunidade universitária e nas escolas de educação básica e/ou profissionalizante do Sul e Sudeste do Pará.

Dentre os Projetos, executados ao longo do ano de 2017, estão: Programa Monitoria Geral, Programa de Monitoria para Disciplinas com Práticas em Laboratório, Programa de Apoio ao Discente Ingressante (PADI), Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM), Media Lab, Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Monitoria Indígena e o Programa Monitoria Quilombola, demonstrando à sociedade os esforços acadêmicos realizados para a viabilização das mudanças necessárias ao aprimoramento do ensino de graduação e ainda ao ensino-aprendizagem dos níveis básico e tecnológico de ensino, promovidos pela Unifesspa.

Simultaneamente, a PROEG promove também o III Fórum de Graduação da Unifesspa para discutir especificamente as propostas de alterações no regulamento de Ensino de Graduação da Unifesspa e as experiências desenvolvidas no âmbito do estágio, com a comunidade acadêmica e o recém-criado Comitê de Estágio da Unifesspa.

O evento que envolverá os estudantes bolsistas e voluntários destes projetos e professores pesquisadores da Educação Superior e da Educação Básica e/ou Profissional, professores orientadores de monitoria e demais interessados no desenvolvimento de projetos educacionais e/ou ações de monitoria que visem à melhoria do ensino-aprendizagem na universidade e em escolas de ensino básico e profissionalizante é, portanto, espaço privilegiado de interação e troca de experiências entre os participantes dos programas e os demais membros da comunidade acadêmica.

IV Seminário de Iniciação Científica

O IV Seminário de Iniciação Científica é o espaço de apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Unifesspa por meio da ação sinérgica entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (FAPESPA). Esta parceria visa atender à crescente demanda da universidade em promover uma intrínseca relação entre estudantes e pesquisadores, ampliando a formação e produção no âmbito da pesquisa. As normas de submissão dos trabalhos estão disponíveis no site do seminário https://sic.unifesspa.edu.br/normas.html e o prazo de envio é até 30 de agosto.

Mais informações:

Página do evento no SigEventos: https://goo.gl/K5zXrF

Site do IV Seminário de Iniciação Científica: https://goo.gl/na8BvA

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página