Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Programa de Extensão: Saúde Coletiva realiza I Ciclo de Debates sobre violências, drogas e gravidez

  • Publicado: Quarta, 18 de Julho de 2018, 15h26
  • Última atualização em Quarta, 18 de Julho de 2018, 17h06
  • Acessos: 2578

I Ciclo Saude Coletiva 2018 03Aconteceu nesta terça-feira, dia 17 de julho, no auditório da unidade I da Unifesspa o I Ciclo de Debates de Saúde Coletiva. O evento organizado pela Turma de Saúde Coletiva 2016, a Faculdade de Saúde Coletiva em parceria com o Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) e a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), teve por tema “Discutindo violências, drogas e gravidez em crianças e adolescentes de Marabá”.

Esta ação é resultado das atividades desenvolvidas em 2017 pelo curso de Saúde Coletiva no programa de extensão “Programa Saúde na Escola: a interface entre saúde e educação em Marabá” e envolveu alunos dos 3º, 4º e 5º ano que aprenderam sobre temáticas transversais, como: combate à dengue, promoção da segurança alimentar e nutricional e prevenção ao uso de drogas, violência, acidentes e ainda de informações sobre gravidez na adolescência, direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS.

Para Caroline Lima, estudante e representante discente do curso de Saúde Coletiva, o evento possibilitou discussão e idealização de estratégias para ação sobre os temas apresentados no evento.

I Ciclo Saude Coletiva 2018 01

Durante todo o dia foram abordados assuntos com as temáticas: “Uso de drogas em crianças e adolescentes: educar para combater” pela manhã; “Gravidez em crianças e adolescentes no município de Marabá”, à tarde; e “Violências e abusos em crianças e adolescentes” à noite. As discussões foram realizadas pelo curso de Saúde Coletiva; o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar; a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Marabá (Seasp) e o Hospital Municipal de Marabá (HMM). 

As apresentações culturais do evento ficaram por conta do Projeto Rios de Encontros, Meninos do bem e Studio de dança Flávio Fernandes que tem por público-alvo crianças e adolescentes em situação de risco ou não e/ou desenvolvem atividade e artísticas e profissionalizantes.

A presença destas organizações sociais e dos órgãos institucionais como Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, PROERD, dentre outras, e de pessoas ligados à projetos que apoiam crianças e adolescentes de vulnerabilidade social, permitiram que os participantes tivessem um panorama sobre essas questões sociais de forma crítica e participativa, como diz a estudante de Saúde Coletiva da Unifesspa, Elaine Chaves: “Foi um evento muito construtivo. O debate foi pertinente, proporcionou parcerias com órgãos do município para ajudar na construção de dados concretos referente aos temas, pois nosso município tem essa grande dificuldade. Foi exposto os principais problemas e também os avanços para o combate dessa situação vivida pelanossas crianças e adolescentes da cidade de Marabá”.

I Ciclo Saude Coletiva 2018 02

Fim do conteúdo da página