DCE reivindica a imediata instalação da “Rota Universitária”

• Publicado: Quarta, 18 de Julho de 2018, 11h55
  • Última atualização em Quarta, 18 de Julho de 2018, 17h05

rota universitáriaaO Diretório Central dos Estudantes José de Ribamar (DCE-JR), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), manifestou, junto à reitoria, grande preocupação com a demora para implantação da “Rota Universitária”. Segundo o coordenador geral do DCE-JR, Igo Silva, “a ampliação do número de ônibus vinculados ao transporte coletivo oferecido por meio de concessão municipal para atender aos estudantes que desenvolvem suas atividades acadêmicas na Unidade III da Unifesspa é inadiável”. O coordenador do DCE argumentou que “com o crescimento do número de usuários dos ônibus da Unifesspa, já foi superada a capacidade destes ônibus atenderem a demanda de transporte estudantil e que o DCE é radicalmente contra que sejam ampliados os gastos de recursos da Unifesspa destinados a suprir um serviço que é de responsabilidade do governo municipal”.

Diante da manifestação da representação estudantil o reitor Maurílio Monteiro afirmou que já solicitou audiência com o prefeito municipal, Tião Miranda, para tratar do assunto, uma vez que, em virtude do compromisso assumido, em outubro do ano passado, pela Prefeitura Municipal de Marabá e pela empresa que tem a concessão de transporte público no município, já deveriam estar circulando, desde o mês de junho, quatro novos ônibus cuja rota envolveria paradas em frente às Unidades I (Folha 31), II (Folha 17) e III (Cidade Jardim) da Unifesspa.

Ademais, o Diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unifesspa, Vitor Castro, afirmou que a versão web do aplicativo “KD o Busão?” já está pronto. Trata-se de um software com serviço de informação aos usuários da Rota Universitária, que auxiliará alunos e servidores que utilizam o transporte público, monitorando e melhorando a qualidade desses serviços oferecidos à comunidade.

O aplicativo “KD o Busão?” tem a missão de ajudar na rotina dos usuários de transporte da Rota Universitária, ao informar a hora em que esses veículos vão passar em cada um dos pontos do trajeto percorrido. Com o aplicativo, será possível calcular rotas, localizar os pontos mais próximos, consultar itinerários, acompanhar a localização dos ônibus em tempo real, e ver todas as ruas que irão passar.

O diretor do CTIC afirmou que a implementação do aplicativo depende somente que sejam indicados em quais os veículos os dispositivos devem ser instalados.