Unifesspa vai realizar II Seminário de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática e Práticas Socioculturais na Amazônia

• Publicado: Sexta, 13 de Julho de 2018, 09h39
  • Última atualização em Quinta, 02 de Agosto de 2018, 15h59

Cartaz divulgaçãoA Faculdade de Educação do Campo (Fecampo) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) promoverá no dia 3 de agosto de 2018 o II Seminário de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática e Práticas Socioculturais na Amazônia (Sepemazon), no auditório da Unidade I da Unifesspa em Marabá.

Em sua segunda edição, o Sepemazon traz como tema “Educação Matemática, Formação Docente e Alternância Pedagógica no contexto da Educação do Campo”, problematizando diferentes variáveis que influenciam a constituição formativa e a prática pedagógica do educador do campo que ensina matemática.

O evento idealizado pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Práticas Socioculturais na Amazônia (Gpemazon) objetiva difundir pesquisas e experiências realizadas por professores e alunos que estudam e discutem temáticas relativas à Educação Matemática e Educação do Campo e que venham contribuir com o ensino de Matemática para escolas rurais.

O II Sepemazon trará em sua vasta programação, palestras, mesa-redonda, resultados de pesquisas realizados no Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), além de defesas públicas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As inscrições ocorrerão no dia e no local do evento.

Confira a programação do evento:

Programação II SEPEMAZON- 03/08/2018

TEMA: Educação Matemática, Formação Docente e Alternância Pedagógica no Contexto da Educação do Campo

MANHÃ
8h Inscrição, Credenciamento e Mística

Mesa-Redonda

ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA: tempos, espaços e conhecimentos na formação do professor na ênfase em matemática

Debatedores: Prof. Carlos Gaia o, Prof. Sávio Bicho, Prof. Guilherme Moura.

INTERVALO
10h30 - 12h

Defesa de TCC

Titulo: O uso do método Simplex na otimização da produção do queijo: teoria e aplicação em Modelagem Matemática

Autora: Eline Araújo

Orientador: Prof. Marcos Guilherme

14 - 15h30

Defesa de TCC

Título: Saberes e fazeres presentes na produção de pimenta do reino na Vila Placa Pitinga, município de Breu Branco-PA: um estudo na perspectiva da Etnomatemática.

Autor: Edeilson Pereira de Aquino

Orientador: Prof. José Sávio Bicho

INTERVALO
16 - 16h10

Apresentação de resultados do Programa de Extensão PIBEX

Tutorial Didático Interativo e o Ensino de Matemática por Investigação: uma articulação com o fazer pedagógico das escolas do campo

Bolsista: Raysa Souza

Apresentação de resultados do projeto PIBIC

Práticas Socioculturais com Matemática em espaços rurais

Bolsista: Rayana Silva

16h20 - 17h

Relato de Experiência e Percurso formativo em Matemática na Educação do Campo

Mestrandos: Jonas Barreira e Lucas Pires

17 - 18h

Palestra de Encerramento

Tema: A filosofia de Wittgenstein e as perspectivas de pesquisa em Educação Matemática

Palestrante: Prof. Valdomiro Jr.