Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

São Félix do Xingu conquista mais uma turma de Letras

  • Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 17h29
  • Última atualização em Segunda, 09 de Julho de 2018, 17h34
  • Acessos: 332

PRONERA1

Na última segunda-feira (02), tiveram início as atividades acadêmicas de mais uma turma do Curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em São Félix do Xingu. O curso tem como alunos 50 jovens e adultos beneficiários de projetos de reforma no município de São Félix do Xingu e região. Vagas que foram preenchidas através de Processo Seletivo Especial.  O curso é fruto de parceria entre a Unifesspa e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Por intermédio dele, já se ofertou um total de cinquenta vagas, todas destinadas a jovens e adultos assentados do Incra, entre outros beneficiários da reforma agrária, no município e no entorno.

A solenidade de abertura do curso foi realizada no Instituto de Estudos do Xingu (IEX), e contou com a presença da diretora adjunta do Instituto, professora doutora Nayara Camargo; do coordenador do curso, professor doutor Fábio Mario da Silva; do chefe substituto da Unidade Avançada - Xingu, do Incra, Leandro dos Santos de Letras; e do Magnífico Reitor da Unifesspa, professor Maurílio Monteiro. PRONERA3

Durante o momento dos pronunciamentos o representante do Incra ressaltou que a promoção da reforma agrária requer a efetivação de políticas integradas e os cursos efetivados no âmbito do Pronera são parte dessa estratégia, pois buscam oferecer, neste caso, ensino superior de qualidade aos beneficiários da reforma agrária. O professor doutor Fábio Mário manifestou a sua convicção acerca da importância do curso e salientou que, para que ele fosse possível, houve o envolvimento colaborativo de diversos servidores públicos do Incra e da Unifesspa, fazendo menção especial aos esforços do professor Carlos Augusto Carneiro da Costa (ex-diretor-geral do IEX) e da professora doutora Idelma Santiago da Silva (vice-reitora da Unifesspa), dentre outros. Finalizadas as falas da solenidade de abertura, o Reitor ressaltou que a Unifesspa busca contribuir para a redução das graves assimetrias existentes entre as regiões brasileiras, especialmente, na formação de professores qualificados, o que impacta diretamente a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem na rede de ensino fundamental, médio e superior.

Após os pronunciamentos, teve lugar a aula inaugural do curso, ministrada pelo professor doutor Jorge Henrique Romero, que abordou o tema “Culturas brasileiras”, relacionado à disciplina do mesmo nome e pertencente à grade curricular do primeiro semestre. Discorreu sobre a diversidade e multiplicidade das manifestações culturais e das culturas marginalizadas e explicou como hoje é possível dar voz a essas culturas, apresentando como exemplo o poeta Patativa do Assaré que conseguiu transitar por essas culturas e transformá-las numa obra maravilhosa.

PRONERA2   

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página