São Félix do Xingu conquista mais uma turma de Letras

• Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 17h29
  • Última atualização em Segunda, 09 de Julho de 2018, 17h34

PRONERA1

Na última segunda-feira (02), tiveram início as atividades acadêmicas de mais uma turma do Curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em São Félix do Xingu. O curso tem como alunos 50 jovens e adultos beneficiários de projetos de reforma no município de São Félix do Xingu e região. Vagas que foram preenchidas através de Processo Seletivo Especial.  O curso é fruto de parceria entre a Unifesspa e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Por intermédio dele, já se ofertou um total de cinquenta vagas, todas destinadas a jovens e adultos assentados do Incra, entre outros beneficiários da reforma agrária, no município e no entorno.

A solenidade de abertura do curso foi realizada no Instituto de Estudos do Xingu (IEX), e contou com a presença da diretora adjunta do Instituto, professora doutora Nayara Camargo; do coordenador do curso, professor doutor Fábio Mario da Silva; do chefe substituto da Unidade Avançada - Xingu, do Incra, Leandro dos Santos de Letras; e do Magnífico Reitor da Unifesspa, professor Maurílio Monteiro. PRONERA3

Durante o momento dos pronunciamentos o representante do Incra ressaltou que a promoção da reforma agrária requer a efetivação de políticas integradas e os cursos efetivados no âmbito do Pronera são parte dessa estratégia, pois buscam oferecer, neste caso, ensino superior de qualidade aos beneficiários da reforma agrária. O professor doutor Fábio Mário manifestou a sua convicção acerca da importância do curso e salientou que, para que ele fosse possível, houve o envolvimento colaborativo de diversos servidores públicos do Incra e da Unifesspa, fazendo menção especial aos esforços do professor Carlos Augusto Carneiro da Costa (ex-diretor-geral do IEX) e da professora doutora Idelma Santiago da Silva (vice-reitora da Unifesspa), dentre outros. Finalizadas as falas da solenidade de abertura, o Reitor ressaltou que a Unifesspa busca contribuir para a redução das graves assimetrias existentes entre as regiões brasileiras, especialmente, na formação de professores qualificados, o que impacta diretamente a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem na rede de ensino fundamental, médio e superior.

Após os pronunciamentos, teve lugar a aula inaugural do curso, ministrada pelo professor doutor Jorge Henrique Romero, que abordou o tema “Culturas brasileiras”, relacionado à disciplina do mesmo nome e pertencente à grade curricular do primeiro semestre. Discorreu sobre a diversidade e multiplicidade das manifestações culturais e das culturas marginalizadas e explicou como hoje é possível dar voz a essas culturas, apresentando como exemplo o poeta Patativa do Assaré que conseguiu transitar por essas culturas e transformá-las numa obra maravilhosa.

PRONERA2