Programa de Extensão realiza Gincana de Saúde em escola pública de Marabá

• Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 10h13
  • Última atualização em Quinta, 28 de Junho de 2018, 08h44

Gincana de Saúde IESB 3A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mendonça Vergolino,  localizada na cidade de Marabá, no bairro Marabá Pioneira, foi palco, nesta terça-feira (26/06), da 1ª Gincana de Saúde na Escola de Marabá. Com o tema "Hábitos saudáveis adquiridos durante a infância serão levados por toda a vida”, o evento é uma ação do Programa de Extensão “Programa Saúde na Escola: a interface entre saúde e educação em Marabá e envolveu alunos dos 3º, 4º e 5º ano que aprenderam sobre temáticas transversais, como: combate a dengue, promoção da segurança alimentar e nutricional e prevenção ao uso de drogas, violência, acidentes e ainda de informações sobre gravidez na adolescência, direito sexual e reprodutivo e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS).

A professora Ana Cristina Campos, diretora adjunta do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (Iesb/Unifesspa) explicou que o programa de extensão foi realizado no ano passado por meio de capacitação, oficinas e palestras sobre as temáticas com os alunos e professores de 6 escolas públicas que tem vulnerabilidade social em Marabá. Esse ano, o objetivo foi verificar o impacto das atividades de 2017.

“Então nasceu a ideia da Gincana e só a escola José Mendonça Vergolino aceitou o desafio. Eles mesmo organizaram as equipes, as professoras ficaram depois do horário de aula para treinar os alunos, criaram 'gritos de guerra' para cada tema e agora confirmamos que nosso trabalho surtiu resultado com as crianças e com os professores”, disse a professora comemorando o resultado positivo da atividade.

Gincana de Saúde IESB 2

Para a gincana, as turmas foram divididas em equipes por cores e cada uma trabalhou um tema que, para além do aprendizado, promoveram a integração estudantil com gritos de guerra e atividades competitivas como provas de “Tato e Olfato”, “Show do milhão da saúde”, “Soletrando da saúde na escola”, “Forca da saúde na escola”.

Késia Eduarda Paes, do 3º ano, gostou de aprender sobre a segurança alimentar. “Refrigerante, pipoca doce, aprendi que não posso mais comer e até lá em casa só vamos comer coisas saudáveis agora”, disse a estudante do time verde que compartilhou todo o aprendizado com a família, já que a professora dela, Sandra Mendonça, também envolveu os pais na competição.

“Pra mim foi muito enriquecedor aprender sobre alimentação saudável e o combate a dengue através das palestras e oficinas e da gincana realizadas por esse projeto de extensão da Unifesspa. Consegui também envolver os pais dos alunos que me ajudaram na fixação dos temas e no treinamento deles pra competição”, disse Sandra.

Responsável sobre as atividades de combate ao mosquito da dengue, a professora do curso de Saúde Coletiva, Letícia Jedlicka, comemorou a animação das equipes e a preparação para a gincana. “A equipe verde foi a responsável pelo tema de combate ao Aedes aegypti e fizeram um o 'grito de guerra' bem legal além de terem organizado uma oficina para montar um protótipo do mosquito”.

A equipe vermelha foi a campeã da gincana e a Escola Municipal José Mendonça Vergolino comemorou os resultados do programa de extensão tanto na escola quanto no bairro e a vice-diretora, Laudelina Soares, ressaltou que o programa somou com os trabalhos que eles já desenvolviam também no bairro, junto ao "Projeto Cabelo Seco" que participou do evento com apresentação do grupo Afromundi.

“Quando a Professora Ana nos propôs a gincana, já mobilizamos as turmas para se preparem para a competição porque os temas também já estavam sendo trabalhados no bairro, por meio do "Projeto do Cabelo Seco" que aborda saúde e violência, dentre outros temas. As crianças são multiplicadoras, elas chegam em casa e discutem, transmitem as informações aos pais sobre tudo que aprenderam aqui”.

Gincana de Saúde IESB 6

Gincana de Saúde IESB 1