Illa vai realizar Simpósio de Descrição, Análise e Ensino de Línguas das regiões sul e sudeste do Pará

• Publicado: Terça, 19 de Junho de 2018, 10h51
  • Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 08h54

Destaque Simpósio IllaO Instituto de Linguística, Letras e Artes (Illa) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) promoverá o Simpósio de Descrição, Análise e Ensino de Línguas das regiões sul e sudeste do Pará, nos próximos dias 28 e 29 de junho.

A programação do dia 28 (manhã e tarde) será nas salas do Illa e, à noite (19h30), a abertura será no Auditório da Unidade I. Já no dia 29, o evento seguirá nas salas do Illa, na Unidade III, do campus de Marabá.

O Observatório de Linguagem do sul e sudeste do Pará foi criado pela Profª. Dra. Eliane Pereira Machado Soares, em 2003, com o objetivo de constituir, documentar, descrever e analisar linguisticamente corpora orais e escritos nas regiões sul e sudeste do Pará, ocupando-se de fenômenos de variação linguística, em diferentes níveis. Nesta perspectiva, diversos trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações já foram concluídos ou estão em andamento.

“A realização do evento surge, pois, da necessidade de se divulgar pesquisas sobre fenômenos linguísticos e suas relações com ensino de língua, como também com a cultura das regiões sul e sudeste do Pará. Essas regiões são formadas por diferentes tipos humanos - o caboclo, o indígena, o afrodescendente, os migrantes de diferentes regiões do Brasil e do mundo, o que torna a região uma das mais peculiares do mundo nos aspectos linguísticos e culturais”, disse a professora Eliane Pereira Machado Soares.

A partir das pesquisas realizadas por alunos de graduação e pós-graduação, vinculados ao grupo de pesquisas Observatório de Linguagem do Sul e Sudeste do Pará (OLSSP), o evento se propõe a contribuir para a compreensão desses aspectos próprios dessas regiões.

O simpósio objetiva divulgar as pesquisas sobre línguas das regiões sul e sudeste do Pará e suas relações com o ensino de língua materna e a cultura.

O simpósio é aberto à participação, com apresentação de trabalho, aos membros do grupo OLSSP e sem apresentação de trabalho, como ouvintes, a todos da comunidade acadêmica e extra acadêmica e as inscrições podem ser feitas no local.

Confira a programação:

Dia: 28 de junho - Salas do Illa

8h às 12h - Minicurso (Prof. Alcides Lima)

14h às 18h - Minicurso (Profa. Ediene Pena Ferreira)

19h30 – Abertura – Auditório da Unidade I

19h30 às 21h - Mesa redonda: “A pesquisa linguística no Estado do Pará: momento atual e perspectivas”. (Prof. Dr. Alcides Fernandes de Lima (UFPA) e Profa. Dra. Ediene Pena Ferreira (Ufopa)

Dia: 29 de junho – Salas do Illa

8h às 12h e das 14h às 18 horas: Sessão de comunicação dos participantes do grupo.