Reitoria emite nota de repúdio à violência sofrida por estudante da Unifesspa em São Luís

• Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 18h59
  • Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 16h57

A Reitoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vem a público manifestar profundo repúdio às violências física e psicológica praticadas contra o estudante de História da instituição, André Oliveira, ocorridas nas dependências de um supermercado no bairro João Paulo, em São Luís (MA).

O caso foi denunciado pela própria vítima por meio das redes sociais, no último dia 14 de junho. Como se não bastasse a crueldade das agressões, o estudante relata que foi submetido a muita humilhação, ouvindo frases de cunho racista e teve o cabelo raspado a navalha. O estudante também sofreu com ofensas a sua religião e sexualidade.

Um ato desta natureza ofende toda a comunidade universitária que se posiciona em defesa da vida e da dignidade humana. A Unifesspa solidariza-se com o estudante e com todas as pessoas negras e LGBT deste país que sofrem, diariamente, com a intolerância e o preconceito; ao mesmo tempo em que conclama as autoridades para o esclarecimento do fato e a responsabilização dos envolvidos nesta ação violenta e injustificável.

A Unifesspa se afirma como uma universidade diversa e reforça o compromisso público de promover uma sociedade mais justa, democrática, mais humana. A defesa e a promoção da diversidade e dos direitos humanos são fundamentais perante a nossa história e na atual conjuntura de nosso país.