Inscrições abertas: Unifesspa oferta 70 vagas para o segundo semestre do Sisu

• Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 10h44
  • Última atualização em Terça, 12 de Junho de 2018, 12h05

Destaque Cod Posturas 2As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2018.2) para a conquista de uma oportunidade no ensino superior começam nesta terça-feira (12/06) e se encerram no dia 15 de junho.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) divulgou nesta segunda-feira (11/06) o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com o objetivo de selecionar estudantes para provimento de vagas nos cursos de graduação oferecidos pela instituição.

O ingresso será para o segundo semestre deste ano e pode concorrer quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 e não zerou na redação.

A Unifesspa oferecerá 70 vagas, assim distribuídas entre os seguintes cursos: 30 vagas para o curso de Bacharelado Integral em Engenharia Civil – ofertado no Instituto de Estudos do Araguaia (IEA) – no campus de Santana do Araguaia e 40 vagas para Licenciatura em Ciências Biológicas ofertado pelo Instituto de Estudos do Xingu (IEX) no campus de São Félix do Xingu.

Aos candidatos que cursaram pelo menos um ano do ensino médio nos municípios que integram as regiões de influência das cidades nas quais estão implantados os campi da Unifesspa, será atribuída 20% (vinte por cento) de bônus sobre a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017).

As vagas eventualmente não ocupadas ao fim da primeira chamada serão preenchidas mediante utilização da lista de espera disponibilizada pelo SiSU 2018.2.

Serão reservadas duas vagas, nos cursos de graduação, destinadas exclusivamente à Pessoa com Deficiência (PcD). As vagas reservadas às pessoas com deficiência, não ocupadas por estes candidatos serão direcionadas aos candidatos de ampla concorrência, caso a lista de espera do público especifico tenha sido esgotada.

Os candidatos declarados baixa renda, deverão entregar, além dos documentos exigidos, os comprovantes de renda, RG e CPF de todos os membros do núcleo familiar que têm rendimentos (cópias legíveis e originais), preenchendo o questionário guia, demonstrando assim que a renda familiar bruta mensal por pessoa é igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário-mínimo.

Os candidatos que não confirmarem seu interesse serão excluídos da lista, e consequentemente essa lista será recalculada e publicada no endereço eletrônico http://crca.unifesspa.edu.br.

As informações referentes à lista de espera após confirmação de interesse, inclusive a relação de convocados, não serão divulgadas na página do SiSU nem em qualquer outro veículo de comunicação do Ministério da Educação, sendo exclusivamente divulgadas na página do Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) da Unifesspa através do link: http://crca.unifesspa.edu.br.

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Atendimento do CRCA pelo fone: (94) 2101-7102.

O que é o Sisu: O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada – programa criado pelo governo federal em 2010 e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que visa selecionar jovens que tenham feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para uma das vagas de ensino superior ofertadas pelas instituições de ensino espalhadas no País.

Como funciona o Sisu? Todo semestre o Sistema de Seleção Unificada abre inscrições para vagas em universidades públicas. O processo do Sisu é totalmente informatizado e usa a nota do Enem para classificar os candidatos que não precisam fazer o vestibular tradicional.