Unifesspa realiza a XIV Semana da Geologia destacando as riquezas de Carajás

• Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 11h15
  • Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 11h24

SEGEOA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está realizando a XIV Semana da Geologia, na Unidade II, do campus de Marabá. O evento objetiva proporcionar a integração entre a academia, empresas, profissionais e a sociedade em geral, bem como a realização de palestras, mesa-redonda e minicursos de temas relacionados à Mineração e Geociências. Paralelo ao evento, serão realizadas atividades esportivas e culturais.

A Segeo/Unifesspa é um evento anual do curso de Geologia e é promovido pelo Centro Acadêmico e pela Faculdade de Geologia há 14 anos, tendo início através de palestras promovidas pela empresa Vale no ano de 2004. Este ano discutiremos o tema "Olhar geológico das riquezas de Carajás", abordando as diferentes formas de olhar Carajás, não somente do ponto de vista econômico, mas também social e ambiental. As "Riquezas de Carajás" fazem alusão não somente ao minério, mas a necessidade de valorização do nosso recurso humano, que vive e respira a mineração no sul e sudeste do Pará.

"A Semana da Geologia é uma oportunidade de conhecer diversas áreas desta ciência. Além disso, contribui na interação entre estudantes, profissionais e acadêmicos. Para a organização do Centro Acadêmico, iniciamos na organização de eventos científicos - uma oportunidade ímpar de aprender a organizar equipes, cumprir prazos e metas", disse o aluno do 5º período e organizador da Semana da Geologia - Rafael Henrique Alves Ribeiro.

Para a presidente do Centro Acadêmico Amanda Katry “a Semana da Geologia é um evento importante porque nos possibilita interação entre estudantes, profissionais, e academia, mostrando-nos oportunidades diferentes daquelas que normalmente se vê na sala de aula; além disso, nos dá oportunidade de conhecer o que nossos professores fazem em termos de pesquisa", destacou a estudante.Geologia II

Segundo a professora do curso de Geologia Alice Cunha da Silva o evento visa "oportunizar aos alunos um aprendizado além do que ensinamos em sala de aula e para a sociedade entender melhor o que faz um geólogo", disse.

Nesta segunda-feira (04/06), foi ministrada a palestra “Olhar geológico das riquezas de Carajás - Desenvolvimento das pequenas Minas na região.

Na oportunidade, os alunos refletiram sobre as perspectivas da profissão do geólogo para o futuro.

Os alunos também debateram sobre o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais do nosso país, especialmente na região de Carajás.

Durante o evento, o geólogo Breno Santos da equipe de descoberta da província mineral de Carajás se fez presente, abrilhantando a Segeo.

Foram debatidos outros temas, tais como: “Qual é o papel do geólogo na atualidade”?; O geólogo ao estudar a evolução das estruturas rochosas desde o início de sua formação e seu surgimento; A importância do geólogo de mina; Os campos de trabalho mais promissores para os geólogos como o de: pesquisa mineral, geologia de mina, geotecnia para construções civis, geofísica e geociências ambientais, entre outros.

As expectativas para os profissionais de geociências nos próximos anos são muito pertinentes, inclusive nas áreas de gemas e joias contribuindo com a economia e na perspectiva do mapeamento geológico do país, devido à necessidade de ordenamento da ocupação dos territórios por todo o Brasil.

Os levantamentos geológicos constituem o elo inicial no encadeamento de etapas de um programa ideal de exploração mineral. Muitas áreas no Brasil ainda não estão mapeadas.

Os alunos discutiram também sobre a importância da atividade geológica para o futuro do setor de mineração brasileiro, destacando que o geólogo é um arquivo vivo da mina - desde a sua descoberta em qualquer estágio de seu desenvolvimento e que sua atividade é a base de conhecimento de toda a cadeia da mineração, tendo como papel e atuação o sucesso e desenvolvimento de qualquer projeto de exploração mineral independente da escala e local.

A programação da Segeo segue até o dia 07 de junho e você pode acessar no seguinte link https://www.unifesspa.edu.br/noticias/2528-xiv-semana-da-geologia-olhar-geologico-das-riquezas-de-carajas. No pós-evento, os alunos participarão de uma excursão nas cavernas da Serra das Andorinhas - localizada no município de São Geraldo do Araguaia, ao longo do rio Araguaia, no sul do estado do Pará.Geologia