Equipe de Sistemas de Informação comemora nota 4 em avaliação do MEC

• Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 09h03
  • Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 10h40

DSC 0061O curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica (Faceel), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) obteve conceito 4, em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), entre os dias 13 a 16 de maio.

A comissão avaliadora considerou os itens projeto pedagógico, qualificação do corpo docente e a estrutura física da universidade para traçar o diagnóstico do curso de graduação.

A equipe avaliadora considerou que os laboratórios ou outros meios implantados de acesso à informática para o curso de Sistemas de Informação atendem, muito bem, considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos como a quantidade de equipamentos relativa ao número total de usuários, acessibilidade, velocidade de acesso à internet, wi-fi, política de atualização de equipamentos e softwares e adequação do espaço físico. A Unifesspa disponibiliza também uma rede sem fio para uso dos alunos mediante login individual, além de 2 laboratórios para uso do curso e um laboratório de redes de computadores que foi recém-inaugurado.

Os avaliadores verificaram ainda que o curso atende às Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, com tratamento do tema em disciplinas específicas e em projetos da universidade.

Outro aspecto avaliado foi sobre os laboratórios especializados - implantados com respectivas normas de funcionamento, utilização e segurança que atendem, muito bem, em uma análise sistêmica e global, aos aspectos: adequação ao currículo, acessibilidade, atualização de equipamentos e disponibilidade de insumos. O curso utiliza 2 laboratórios de informática, sendo um com 40 máquinas e outro com 24 máquinas, além de um laboratório de redes de computadores recentemente inaugurado com 10 máquinas. São todos climatizados, com quadro branco, cadeira estofada, proporcionando conforto e comodidade aos alunos do curso de Sistemas de Informação.

A avaliação do MEC comprovou que a atuação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) formado por sete professores é excelente, considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos de concepção, acompanhamento, consolidação e avaliação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). DSC 0037

Docente e coordenador do curso de Sistemas de Informação, o professor Manoel Ribeiro Filho, ressaltou que o curso colhe frutos de um trabalho coletivo. “A nota 4, conseguida pelo curso de Sistemas de Informação da Unifesspa mostra em primeiro lugar, uma melhora substancial do curso. Essa avaliação positiva mostra ainda que a criação da Unifesspa, trouxe melhoras significativas para o curso – como a contratação de professores altamente qualificados e o aproveitamento de toda a infraestrutura que a universidade oferta para o desenvolvimento de nossas atividades com os alunos. Esse conjunto de fatores, mostra um futuro brilhante para o curso de Sistemas de Informação”, destacou.

Segundo o professor, a importância do curso para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à computação já é real no presente, pois diversos alunos formados recentemente trabalham em empresas de tecnologias de computação e de mineração na nossa região. “E a tendência do curso é se tornar cada vez mais relevante, já que a médio prazo, os professores de Sistemas de Informação juntamente com os de Engenharia da Computação vão criar um curso de mestrado na área de computação”, argumentou.

Para o coordenador, o curso é importante não só para o município de Marabá, mas para todo o Sul e Sudeste do Pará, além dos estados do Maranhão e Tocantins, pois a Unifesspa tem alunos no curso, de todas essas regiões. “Uma prova disso, é que em julho o curso vai oferecer uma turma especial na cidade de São Geraldo, que fica às margens do Araguaia, e do outro lado localiza-se a cidade de Xambioá, pertencente ao estado do Tocantins”, disse.

Ainda para Filho, a nota 4, conseguida no processo de renovação de reconhecimento do curso junto ao MEC, credencia o curso de Sistemas de Informação como um dos melhores da região Norte, o que ajuda a consolidar a Unifesspa, e, consequentemente Marabá, como polo de ensino superior de qualidade”, concluiu o coordenador.

Os alunos também recebem apoio extraclasse, atividades de nivelamento e apoio psicopedagógico, possuindo também um núcleo de acessibilidade, participação em centros acadêmicos e em intercâmbios.

Sistemas de Informação: O curso possui 40 vagas anuais autorizadas no período integral – perfazendo total de 3.512 horas, sendo o tempo mínimo de integralização de 4 anos e o tempo máximo de 6 anos. O projeto pedagógico do curso propõe, dentre outros aspectos, que a formação dos egressos possua condições de contribuir com o desenvolvimento local e regional, considerando o desenvolvimento da Informática e, por consequência, outras atividades como indústria, comércio e serviços da região.