Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mais uma vez Unifesspa é bem avaliada pelo MEC com a conquista da nota 4 da Licenciatura em Matemática

  • Publicado: Quarta, 23 de Mai de 2018, 10h30
  • Última atualização em Quarta, 23 de Mai de 2018, 21h15
  • Acessos: 3597

Destaque MatematicaA equipe do Ministério da Educação realizou a avaliação do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Campus de Marabá, entre os dias 09 e 12 de maio de 2018.

Foram analisados os documentos fornecidos pela instituição, como Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico do Curso (PPC) vigentes, como forma de compreender os aspectos considerados relevantes para o oferecimento do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade presencial.

Durante o período de avaliação, foi levado em consideração a documentação apresentada pela Unifesspa como os depoimentos dos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), do Núcleo Docente Estruturante (NDE), dos docentes, do corpo técnico da instituição, dos alunos, e os dados colhidos durante a verificação das instalações físicas disponibilizadas pela Unifesspa para o curso em avaliação, tendo sido confrontados com o PPC e com as informações constantes no sistema e-MEC.

O curso objetiva primariamente formar licenciados em matemática capacitados a atuarem na educação básica na região sudeste do Pará, minimizando a atuação de professores sem a devida formação superior. Tem como objetivo também a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem na área de matemática através da melhoria na prática profissional docente. A licenciatura em matemática foi avaliada com muito boa coerência com os aspectos perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional.

Na avaliação, a estrutura curricular do curso foi considerada muito bem organizada considerando os aspectos de flexibilidade, interdisciplinaridade, acessibilidade pedagógica e atitudinal, compatibilidade da carga horária total e articulação da teoria com a prática.

Durante a avaliação, a equipe verificou que o curso dispõe de Laboratório de Informática no Ensino de Matemática (LIEM) onde os alunos são incentivados a usar as TIC como ferramenta de trabalho. Compartilha, ainda, com outros cursos o uso de um laboratório de informática para atividades diversas realizadas pelos docentes e discentes. Assim, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão muito bem implantadas e utilizadas no processo de ensino-aprendizagem do curso.

Foi verificado ainda que a Unifesspa tem convênios com a rede pública estadual e municipal para realização dos estágios obrigatórios e não obrigatórios, sendo que no caso de estágio não obrigatório são, inclusive, disponibilizadas pela rede bolsa para os alunos.

Um ponto extremamente positivo na avaliação da equipe do MEC foi que a Unifesspa disponibiliza o acesso total ao portal de periódicos da Capes com acesso a diversos periódicos especializados distribuídos entre as principais áreas do curso.

Na avaliação também foi bem pontuada a questão de que o curso conta com dois laboratórios: o Laboratório de Informática no Ensino de Matemática (LIEM), com disponibilidade de 21 notebooks, com acesso à internet, possuem softwares livres para uso dos professores e alunos. Possui, ainda, o software de acessibilidade VLibras; o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) possui material pedagógico para utilização nas aulas ministradas, nos estágios e nas práticas pedagógicas. Estes laboratórios atendem muito bem o desenvolvimento do curso, considerando adequação ao currículo, acessibilidade, atualização de equipamentos e disponibilidade de insumos.

Outro item avaliado positivamente foi quanto aos professores. O atual corpo docente do curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade presencial da Unifesspa, ofertado no campus de Marabá - é composto por 14 professores. Destes professores, nove são mestres e cinco são doutores.

MAT 0198

“O curso de Matemática completou no ano de 2017 30 anos, então, sendo um dos cursos mais antigos da Unifesspa. Formou centenas de profissionais para a região sul e sudeste do Pará, bem como para outras localidades. Daí, a importância da qualidade que o curso tem conquistado nestes últimos anos, com um quadro de docentes formado por 7 Mestres e 6 Doutores, com a meta de chegar a 8 Doutores em 2019, a fim de poder oferecer um curso de excelência. Nossa estrutura física contempla, salas de aula, administrativas, além de dois laboratórios - sendo um Laboratório de Informática no Ensino de Matemática (LIEM), que atende diversas disciplinas do curso, e do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) com recursos didáticos industrializados e outros produzidos pelos acadêmicos. Embora tenhamos avançado nestes aspectos, nossa região ainda é bastante carente no que tange o ensino e aprendizagem de Matemática, assim, tomamos a frente, e submetemos e aprovamos o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Mestrado Acadêmico em parceria com outras faculdades da Unifesspa, em colaboração com Uepa e UFPA, e, com projeção de em 2019 submetermos o Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat). A nota 4, representa todo este avanço e esforço dos professores, técnicos e acadêmicos da Famat em possibilitar melhorias no ensino e aprendizagem de Matemática nesta região da Amazônia”, destacou o diretor da Faculdade de Matemática (Famat) e Profº. Drº. Narciso das Neves Soares.

Conheça o curso: O curso Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), ofertado na modalidade presencial, é proveniente do curso de Licenciatura em Matemática ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Marabá. É ofertado na Unidade 2 - do Campus de Marabá, alternadamente, nos turnos vespertino, matutino e noturno, conforme o recente Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O curso oferta 40 vagas totais anuais e o ingresso é feito através do Sistema de Seleção Unificada – SISU do Ministério da Educação (MEC). A carga horária total do curso é de 3.196 horas, sendo 408 horas dedicadas ao Estágio Curricular Supervisionado, 204 horas dedicadas às Atividades Acadêmicas Complementares, 34 horas dedicadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e 2.550 em disciplinas.laboratório de informática no ensino de matemática LIEM

Fim do conteúdo da página