Unifesspa realiza seminário sobre construção da identidade docente

• Publicado: Segunda, 21 de Mai de 2018, 11h10
  • Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 09h56

ARTE DO EVENTOA Faculdade de Ciências da Educação (FACED) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) promove nos dias 06 e 07 de junho de 2018, no auditório da Unidade I, Campus de Marabá, o Seminário intitulado - O Pedagogo em Formação: Práticas Curriculares na Construção da Identidade Docente.

Este evento se originou dos debates encaminhados pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faced, a partir das discussões e orientações realizadas pelo Comitê Gestor Institucional da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (Comfor), que demarcou a necessidade urgente de debates em torno da formação de professores, a partir dos cursos de licenciatura ofertados pela nossa Universidade.

A inscrição para o seminário deve ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SigEventos) no link: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/sfce. Os participantes que não conseguirem se inscrever pelo sistema poderão se inscrever pessoalmente, até o momento do credenciamento, não havendo o limite de participantes.

O Seminário pretende estabelecer um fórum permanente de debates em torno das questões pedagógicas e acadêmicas do curso de Pedagogia, dando impulso ao processo necessário de avaliação e reconfiguração das atividades curriculares que perpassam a implementação cotidiana do curso de Licenciatura em Pedagogia da Unifesspa.

Todas as faculdades que ofertam os cursos de licenciatura da Unifesspa, estão realizando o processo de discussão a partir de três eixos temáticos: O estágio supervisionado, Práticas Pedagógicas Curriculares e Inclusão e Interculturalidade. Durante o seminário haverá a realização palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho.

Os grupos de trabalho vão abordar sobre: Estágio de Docência Interdisciplinar Ambientes Escolares, Ambientes Não-Escolares Enquanto Espaço para Estágio e Formação do Pedagogo, Estágio Supervisionado e Prática Pedagógica, Deficiência, Inclusão e Acessibilidade, Culturas Tradicionais e Indígenas e Relações Étnico-Raciais

O Curso de Pedagogia apresenta uma trajetória distinta dos demais cursos de licenciatura realizados no Brasil, pois ao mesmo tempo em que imprime um caráter de investigação das ciências da educação também se propõe à especificidade da docência na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental (educação básica).

Confira a programação completa do evento:

08h30 – Credenciamento

09h – Apresentação Cultural

09h25 – Mesa de Abertura

9h30 – Conferência de Abertura: A Identidade do curso de pedagogia UFPA-UNIFESSPA - Profa. Dra. Hildete Pereira dos Anjos (FACED/UNIFESSPA)

11h – Plenária

12h – Intervalo

14h – Mesa redonda: O Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia - A configuração do Estágio Supervisionado no PPC do Curso de Pedagogia – Prof. Dr. José Pedro de Azevedo Martins (Coordenador do Curso de Pedagogia/UNIFESSPA)

Experiências Exitosas de Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia – Profa. Ma. Vanja Elizabeth Sousa Costa (FACED/UNIFESSPA)

Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica – Profa. Dra. Ana Clédina Rodrigues Gomes (FACED/UNIFESSPA)

Mediação: Profa. Dra. Letícia Souto Pantoja (FACED/UNIFESSPA)

16h15 – Intervalo