Estudantes da Unifesspa vão participar da Seletiva para os Jogos Universitários Brasileiros

• Publicado: Quinta, 17 de Mai de 2018, 15h23
  • Última atualização em Quinta, 17 de Mai de 2018, 15h35

Destaque JUBsQuarenta estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) se preparam para participar da Seletiva Estadual Pará para Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2018).  A competição ocorrerá em Belém nos dias 18 a 23 de maio, e reunirá 12 instituições de ensino superior do estado nas modalidades: basquete, futsal, handebol e vôlei masculino e feminino.

Para o time de basquete é a primeira oportunidade de representar a Unifesspa em um evento esportivo universitário a nível estadual, com auxílio da instituição. “O basquete ainda não é uma modalidade tão popular em Marabá e, apesar de termos nos treinos a participação de servidores e alunos da pós-graduação, nossa expectativa é além de representar a Unifesspa, popularizar o esporte e trazer mais visibilidade para a prática esportiva dentro e fora da Universidade”, disse Petry Furtado.

Campeões dos Jogos Universitários Marabaenses, o time de futsal é formado por estudantes dos cursos de geografia, sistema de informação e engenharia de minas e meio ambiente. Em seu último treino para a seletiva junto a equipe da AABB – atual campeã de Marabá – os jogadores se preparam para primeiro lugar na categoria, como afirma Rogério, membro do time.Treino Basquete 2018

“A gente espera o inédito, o primeiro lugar, porque estamos treinando muito e temos uma base boa. Infelizmente a coordenação favorece a capital, de certa forma. Mas mesmo assim procuraremos representar da melhor forma possível a Unifesspa”, argumentou Furtado.

Em 2017, o time de handebol se preparou para o evento, mas não conseguiu viajar. No entanto, permaneceu em treino intensivo para participar na edição de 2018. “Estamos nos preparando desde o ano passado para a competição, incluindo os calouros de 2016 antes mesmo do início de suas aulas. Segunda e sexta-feira são treinos físicos, quarta é tático e, no sábado, treinamos com o time da HandMar com quem compartilhamos o técnico”, disse Rowan Veras, atleta de handebol e estudante de economia.

O time de vôlei foi formado em 2016 por estudantes dos cursos de economia, história, letras-inglês, geologia e engenharias. Na etapa do ano passado, os atletas do vôlei subiram ao pódio - expectativa do time para esse ano. “Estamos bem preparados, principalmente em relação aos outros anos, hoje nos consideramos com mais experiência a partir de outros eventos esportivos. O nível da competição aumentou, mas nos preparamos o ano todo para alcançar a vitória e passar para a próxima fase dos jogos universitários”, relatou Flávio Emanoel.

A Unifesspa, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), fomenta a participação discente em eventos de caráter esportivo. Para isso, lançou o edital nº 07/2018 que apoia financeiramente discentes/atletas em seus gastos com inscrição, alimentação, locomoção e estadia nos locais de realização das competições.

“A demanda de participação nos eventos é espontânea dos discentes. Nosso esforço tem sido incentivá-los através desse apoio financeiro à participação nas competições, mesmo com o corte nos gastos do governo ao orçamento, por ser uma das formas de inserção e permanência na vida acadêmica e para a manutenção e garantia das práticas esportivas no âmbito acadêmico de forma continuada”, disse Elino Benício de Souza, chefe da Divisão de Assistência e Integração Estudantil da Proex.

Mais informações sobre o incentivo ao esporte dado aos estudantes da Unifesspa podem ser acessadas através do site da Proex: https://proex.unifesspa.edu.br/ ou pelo fone: (94) 2101-7167.Treino Futsal