Estão abertas inscrições para o Prêmio Jovem Cientista 2018

• Publicado: Quarta, 16 de Mai de 2018, 10h12
  • Última atualização em Quarta, 16 de Mai de 2018, 16h48
  • Acessos: 1993

Destaque PJCCom o tema “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”, o Prêmio Jovem Cientista objetiva impulsionar a pesquisa científica no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade.

Nesta edição, o CNPq, a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Grupo Boticário e o Banco do Brasil convidam os jovens cientistas e seus orientadores a compartilhar ideias e projetos na área de sustentabilidade ambiental, biodiversidade, empreendedorismo e educação. Mestres, Doutores e Estudantes do ensino superior podem participar.

O Brasil possui um grande potencial de desenvolvimento a ser mais bem compreendido e lapidado. A palavra que melhor caracteriza essa condição é diversidade – de recursos naturais, de pessoas e de saberes. A pesquisa científica tem papel fundamental nesse processo, com décadas de aprendizados e soluções que avançam tanto no tema da conservação da natureza, quanto no desenvolvimento e na transformação da sociedade. São inovações fruto do esforço e da dedicação de brasileiros e brasileiras que fazem Ciência, empreendendo esforços para criar soluções para os problemas do país. Se a diversidade é a principal característica, também uma enorme variedade de soluções e tecnologias estão sendo pesquisadas em todo o Brasil.

Segundo dados governamentais, o Brasil possui mais de 550 milhões de hectares de floresta, o que representa mais de 60% do território nacional. A produção florestal brasileira consolida gradativamente um importante mercado diretamente relacionado com o potencial da nossa biodiversidade. Em paralelo, porém, o desmatamento de milhões de hectares dos diversos biomas brasileiros ainda é uma grave questão a ser equacionada. Nesse contexto, avança a atenção de governantes, pesquisadores, líderes empresariais e organizações sociais em relação à conservação da natureza e à utilização racional dos recursos naturais, englobando a utilização sustentada, a conservação dos ecossistemas naturais e a regeneração dos ambientes já degradados. Da mesma forma, cresce o interesse por inovar em busca de transformação da sociedade, com mais e melhor informação e qualificação que leve a uma mais ampla condição de equidade, cabendo destaque às iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias para a educação, economia colaborativa e criativa, redes de negócio e empreendedorismo sustentável.

A busca por inovação na conservação dos nossos recursos naturais e na consolidação das transformações sociais necessárias para o avanço da sociedade pavimentará a construção do futuro do país. Estudantes e jovens pesquisadores são fundamentais para o desenvolvimento de novas tecnologias, metodologias e ferramentas inovadoras que possibilitem a melhor compreensão desse contexto e a proposição de novas soluções para questões urgentes da sociedade.

As inscrições vão até 31 de julho de 2018. Para acessar o regulamento do Prêmio Jovem Cientista 2018 e obter mais informações basta acessar o site http://www.jovemcientista.cnpq.br/, através da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit/Unifesspa) ou pelo fone: (94) 2101-7153.