Inovação: Unifesspa participa do Simpósio Internacional em Mídias Interativas

• Publicado: Quarta, 16 de Mai de 2018, 09h27
  • Última atualização em Quinta, 17 de Mai de 2018, 11h09

Destaque Media LabA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foi uma das instituições parceiras e apoiadoras do V Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas (V SIIMI), realizado nos últimos dias (09 a 11/05), na Universidade Federal do Goiás (UFG), na cidade de Goiânia – GO.

O tema geral do V SIIMI foi Conectividade. Mais que conferências internacionais, mesas redondas e comunicações de pesquisa, o evento proporcionou uma experiência em mídias interativas, com performances, experimentos e uma atmosfera voltada para inovação.

A comitiva da Unifesspa foi uma das maiores na quinta edição do evento, que tem caráter bianual, com avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) equivalente a A2 e representa um dos primeiros resultados da entrada do Laboratório de Mídias Interativas. O Media Lab/Unifesspa na rede, que passou a ser denominada Media Lab/BR, é fruto da união dos três laboratórios de inovação em mídias interativas: o Media Lab/UFG sediado na cidade de Goiânia e precursor da rede no Brasil; o Media Lab/Unifesspa, que possui sede em Marabá, sendo o segundo a integrar a rede e o Media Lab/UnB sediado em Brasília, que faz parte da rede há quase um ano.

Evento do Media Lab 1

Estiveram presentes na mesa de autoridades a vice-reitora da Universidade Federal do Goiás (UFG) Profa. Dra. Sandramara Matias Chaves, o coordenador Geral do Media Lab/BR, Prof. Dr. Cleomar Rocha, a artista visual e coordenadora do Media Lab/UNB - Profa. Dra. Suzete Venturelli e o coordenador do Media Lab/Unifesspa - Prof. MsC. Teófilo Augusto.

Durante os três dias, a comitiva da Unifesspa foi responsável pela apresentação de 7 trabalhos que irão constar como artigo nos anais do evento e também trabalhou na organização e como monitores do evento.

Durante o V SIIMI, pesquisadores internacionais e brasileiros apresentaram seus mais recentes trabalhos na parte de arte tecnológica, aplicação de tecnologias em mediação homem-máquina, além de reflexões sobre interfaces, entre outros.

Foram criados Grupos de Trabalhos que renderam excelentes debates e modificações em certas linhas de pesquisa.

Houve ainda apresentações de obras interativas e digitais no espaço externo do prédio do Media Lab/UFG.

No encerramento, o coordenador Geral do Media Lab/BR - Cleomar Rocha agradeceu a presença dos professores e alunos da Unifesspa e convidou-os a participarem do #17.Art que, este ano, ocorrerá em Brasília – DF, e também será um dos eventos A2 em que a Universidade entrará como parte da organização.Evento do Media Lab 1