Curso sobre uso de novas linguagens em sala de aula é promovido pela Faculdade de História

• Publicado: Terça, 15 de Mai de 2018, 10h52
  • Última atualização em Quarta, 16 de Mai de 2018, 16h22

IMG 20180424 WA0021

A Faculdade de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) promoveu o curso de extensão sobre o uso de novas linguagens em sala de aula que teve como foco o ensino de história na educação básica e objetivou capacitar teórico-metodologicamente os docentes para o uso de diferentes linguagens como história em quadrinhos, música, audiovisual e imagens em sala de aula.

O curso foi destinado aos docentes da educação básica pública e aos discentes dos cursos de licenciatura da Unifesspa. Participaram efetivamente do curso cerca de 20 docentes. Ele visou ainda contribuir com a capacitação dos professores da educação básica no uso de outros mecanismos e de instrumentos pedagógicos na prática de sala de aula, reforçando o diálogo com os docentes e valorizando sua experiência e prática de ensino.

Os participantes cumpriram uma carga horária de 40h/a sendo 20h/a dedicadas à participação dos cursos com aula expositiva e oficinas e 20h/a foram dedicadas à leitura de textos e a preparação e organização de material didático.

Uso de novas linguagens 2

“O projeto foi fruto de minhas atividades como docente da educação pública, antes de entrar na Unifesspa. Apresentei como projeto de extensão por considerar importante atuar junto aos professores a partir de um processo que une teoria e prática no ensino. E um pouco foi também uma tentativa de extrapolar os limites da universidade e fazer atividades mais próximas da comunidade escolar. A proposta é continuar com o grupo. Formar um grupo de estudos entre esses docentes a partir de temáticas sugeridas por eles. A Escola Irmã Theodora, para o segundo semestre, tem uma proposta de atividades com os jovens e já mencionou a necessidade de apoio da universidade. A intenção é continuar com esse contato e, ao longo do tempo, criar um grupo de troca de experiências entre os professores da rede pública de ensino, a partir desse núcleo criado na Escola Irmã Theodora”, argumentou o professor.

O Profº. Drº. Reginaldo Cerqueira Sousa da Faculdade de História (Fahist) foi o responsável pelo curso que se desenvolveu na Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Theodora – localizada na Avenida Paraíso, nº 1300 – Bairro Liberdade, em Marabá – PA, em três períodos (12 e 21 de março/ 06 e 24 de abril e 10 de maio), sempre no período noturno (entre 19h e 22 horas).