Artigo de Direito da UNIFESSPA é publicado em revista da UFRGS

A revista eletrônica da Pós-graduação da Faculdade de Direito da UFRGS é semestral e o artigo foi publicado no volume IX, número 2, de dezembro de 2014.

• Publicado: Quarta, 07 de Janeiro de 2015, 10h28
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Foi publicado nesse mês de janeiro de 2015 um artigo cientifico no “Caderno de Pós-graduação em Direito da UFRGS”, assinado pelo acadêmico da UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), Andrei Cesário de Lima Albuquerque, em parceria com o professor Heraldo Elias Montarroyos, Cientista social, intitulado “Economia política constitucional: programa de pesquisa James Buchanan e as tecnologias civis”,.

O artigo representa parte da experiência disciplinar que o aluno teve no primeiro semestre do ano passado com a disciplina Economia Política, de 68 horas,  ministrada regularmente no começo da graduação do curso de Direito.
Nesse artigo científico, de 26 páginas, o acadêmico Andrei Cesário de Lima Albuquerque em parceria com o professor Montarroyos, ambos da Faculdade de Direito/Instituto de Estudos em Direito e Sociedade, analisaram brevemente as várias modalidades contratuais do Código Civil, realizando para isso um esforço interdisciplinar bem sucedido que juntou o Direito, a Economia, a Política e a Ética com o objetivo de compreender e descrever as diversas possibilidades lógicas do comportamento racional do homem econômico que nesse estudo funcionou como hipótese de trabalho e projetou consequentemente os custos e benefícios do processo de tomada de decisão contratual, com destaque ainda nesse processo para os custos sociais introduzidos pelo free rider ou carona no interior dos condomínios.

A revista eletrônica da Pós-graduação da Faculdade de Direito da UFRGS é semestral. O volume IX, número 2, de dezembro de 2014 está disponível em:  http://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/index.