Comfor avança no debate sobre fortalecimento das licenciaturas da Unifesspa

• Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 15h23
  • Última atualização em Quarta, 25 de Abril de 2018, 10h32

Destaque Reuniao ComforO Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais no Magistério da Educação Básica (COMFOR), criado para discutir e fortalecer as licenciaturas da Unifesspa, foi estruturado e segue avançando no debate, bem como no conjunto de ações voltadas ao objetivo central do Comfor.

Na última segunda-feira (24), os membros do comitê voltaram a se reunir para avaliar e socializar os encaminhamentos dos diferentes institutos e faculdades no sentido de debater questões como estágio supervisionado, inclusão, diversidade e práticas pedagógicas. Algumas faculdades estão em fase de conclusão de reuniões com os NDEs e realização de seminários com os cursos de licenciatura de seu instituto e a expectativa é que todos realizem seus seminários até o final do mês de julho.

A professora do curso de História do Campus de Xinguara, Lucilvâna Ferreira Barros, informou que o IETU já realizou suas discussões internas no âmbito do NDEs, ao longo de três reuniões, e já tem programação definida para ampliar o debate no Instituto. “De acordo com as orientações do Comfor, nós refletimos essas temáticas comuns pensando, por exemplo, sobre como o projeto dos nossos cursos tem refletido sobre a inclusão, o estágio, a prática pedagógica e construímos uma programação para um debate mais amplo no Instituto já com pragramação e data definida”, detalhou a professora.

O evento do IETU será realizado nos dias 11, 12 e 13 de julho, agregando os cursos do Instituto e os demais cursos dos campi fora de sede e será intitulado I Fórum de Licenciatura do IET: estágio, inclusão e diversidade na formação inicial e continuada. Também avançou nessas ações e debate interno sobre a licenciatura, o curso de Ciências Naturais do Instituto de Ciências Extatas (ICE).

De acordo com a coordenadora do Núcleo Docente Estruturante das Ciências Naturais, professora Sheila Maysa da Cunha, os debates foram iniciados, especialmente, sobre a temática da inclusão acadêmica. O núcleo convidou a professora Lucélia Cavalcanti para discutir a inclusão com vários esclarecimentos, pensando esse grande desafio para o Instituto. “Tivemos outra reunião sobre práticas pedagógicas que já influenciaram nas alterações na nossa rotina com mudanças de cargas horárias e ementas”, afirmou, acrescentando que os cursos do ICE tem até o final de abril para definir os seminários que serão realizados nos dias 24 e 25 de maio no ICE. Comfor 0062

No Instituto de Ciências Humanas (ICH), o professor Marcelo Galdêncio informou que já estão sendo iniciadas as discussões sobre os mesmos temas no âmbito das faculdades. A meta é que até a 2ª quarta-feira de maio já seja iniciada a organização do seminário do ICH, como base nos relatórios e experiência de cada faculdade. “A expectativa é que no máximo em julho seja realizado um amplo debate sobre esses temas no âmbito do Instituto”, adiantou o professor Marcelo Galdêncio, representante do curso de Geografia no Comfor e diretor adjunto do ICH.

As demais representações de cursos no Comfor também apresentaram seus encaminhados e a meta é que, após as reuniões e eventos no âmbito dos colegiados, seja realizado um grande fórum com todas as licenciaturas, fomentado o debate no âmbito institucional, no segundo semestre. “Nosso principal objetivo é o fortalecimento das licenciaturas e o objetivo maior será realizado quando acontecer este grande fórum para que a gente possa conhecer e reconhecer todos os cursos da nossa Instituição”, afirmou Ana Clédina Rodrigues Gomes, representante dos programas de formação de professores.